23.3 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

Cachoeiro: meio ambiente em destaque com pacote de ações

Leia Também

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies

Os saldos das obrigações suspensas devem ser pagos de forma diluída. Saiba mais! O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que suspende o pagamento de...

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Terminam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, são ofertadas vagas na modalidade a distância. Saiba mais! Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino...

Entre outras finalidades, pacote proporcionará ajudará no crescimento da cidade com atenção a responsabilidade com o meio ambiente

O município de Cachoeiro de Itapemirim aprofundou suas ações de saúde e de preservação do meio ambiente. Isso porque o prefeito Victor Coelho assinou, na última quinta-feira (14), a ordem de serviço para elaboração do plano municipal de saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos), o termo de compromisso para revisão do plano de manejo do monumento natural do Itabira (Mona Itabira) e o decreto para composição do órgão gestor do plano municipal de educação ambiental (PMEA).

Com o pacote de medidas ambientais, será estabelecido as diretrizes que serão adotadas para a preservação do meio ambiente, melhorias no saneamento básico e desenvolvimento econômico do município.

O plano municipal de saneamento será elaborado por uma equipe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com prazo de conclusão previsto para 18 meses. Esse trabalho abrangerá uma atualização do que consta no plano municipal de água e esgoto, criado em 2011, e medidas inéditas para a gestão dos resíduos sólidos da cidade.

“É impossível regular as questões de saneamento se não tivermos um plano claro. Ao contrário da visão que muitos têm, um plano de saneamento não significa burocratizar, mas sim dar transparência, gerando benefícios tanto para a população quanto para empresas. Em vários países, os resíduos sólidos são tratados como oportunidade de negócios, pois são diversas as oportunidades de reutilização que eles têm”, destacou o professor Renato Ribeiro Siman, representante da Ufes.

“O plano municipal de água e esgoto deveria ter sido revisado em 2015, e o de resíduos sólidos está pendente desde 2013. Portanto, é uma conquista muito grande iniciar a elaboração de um plano de saneamento abrangente, preenchendo esse vácuo no regramento e atendendo ao que determina a legislação federal”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano.

“Desde o início da gestão, a nossa equipe do Meio Ambiente está trabalhando para fazer as atualizações nas bases legais que darão suporte às políticas públicas para a área”, acrescentou o prefeito Victor Coelho.

Cachoeiro: meio ambiente em destaque com pacote de ações
Prefeito Victor Coelho (foto – Márcia Leal/Prefeitura de Cachoeiro)

Itabira e educação ambiental

A revisão do plano de manejo do mona Itabira será realizada por uma empresa contratada pela concessionária dos serviços de fornecimento de luz e energia do Espírito Santo, a partir de um termo de compromisso de compensação ambiental. O zoneamento da Mona foi declarado inconstitucional em 2017, junto a outros dispositivos do plano diretor municipal (PDM), e o novo plano de manejo visa a criação de diretrizes para o uso do solo na região.

O órgão gestor da política municipal de Educação Ambiental, por sua vez, terá a participação da secretaria municipal de Educação (Seme), auxiliando na promoção das ações. “Educação ambiental não se limita às escolas, devendo ser também direcionada às empresas e à população de modo geral”, comentou Andressa Colombiano.

Leia também
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada nesta quarta-feira...

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais! O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas...

Nascidos em abril podem sacar primeira parcela de auxílio hoje

Caixa paga terceiro lote do benefício. Saiba mais! Cerca de 400 mil beneficiários do auxílio emergencial, contemplados no terceiro lote do benefício, podem sacar hoje (9) os...

Vida Capixaba

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
Continua após publicidade