rograma do governo federal será testado em 11 cidades brasileiras a partir do próximo sábado (10)
Por Redação
A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, localizada no sul do Espírito Santo, foi selecionada para integrar uma nova rede de alertas emitidos pelo governo federal para desastres naturais. O novo sistema será testado em 11 cidades do país no próximo sábado (10), conforme informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o sistema “Defesa Civil Alerta” foi desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as quatro principais operadoras de telefonia do Brasil.
Além de Cachoeiro de Itapemirim, as outras cidades brasileiras que foram escolhidas para a fase de testes são: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Essas cidades foram selecionadas por serem áreas propensas a desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra.
O “Defesa Civil Alerta” representa um avanço significativo na capacidade de resposta a desastres naturais no Brasil, proporcionando um meio rápido e eficiente de comunicação para alertar a população em momentos críticos. O teste do novo sistema será uma oportunidade para avaliar sua eficácia e fazer os ajustes necessários antes de uma implementação mais ampla.