16.6 C
Vitória
quarta-feira, 29 junho, 2022

Cachoeiro inicia aplicação da quarta dose da vacina em idosos

Os grupos prioritários somam quase 80 milhões de brasileiros e, até o momento, a cobertura vacinal chegou a 44% desse público. Foto: Divulgação

A vacinação da quarta dose da vacina contra a Covid será feita em todas as unidades básicas de saúde de Cachoeiro.

Por Josué de Oliveira

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim dará início, nesta terça-feira (22), à aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra Covid-19 em idosos do município.

Aprovada pela portaria nº 046-R da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), em acordo com a Nota Técnica Covid-19 Nº 08/2022, a aplicação da quarta dose será realizada no público a partir dos 60 anos que já tomou a dose de reforço (terceira dose) há, pelo menos, 90 dias.

O imunizante estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município que possuem sala de vacinação e, também, na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” (Centro de Saúde).

Para receber o imunizante, é necessário apresentar o cartão de vacina, documento de identificação com foto e cartão do SUS ou o CPF.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, a aplicação da segunda dose de reforço é importante para a manutenção da imunidade contra Covid-19 nos idosos.

“As pessoas com mais de 60 anos pertencem ao chamado grupo de risco da Covid-19, que é o público mais suscetível às complicações da doença, como internações e óbitos. Devido ao avanço da idade, o sistema imunológico se torna mais frágil, comprometendo a resposta do corpo às infecções. Por isso, a dose de reforço é muito importante nessa faixa etária, para aumentar a proteção contra o vírus”, destaca.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade