23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Cachoeiro é líder no ES e destaque no Brasil em Governança Municipal

Cachoeiro de Itapemirim ficou como primeiro colocado do Espírito Santo e 12º do Brasil no Índice de Governança Municipal (IGM) de 2021

Por Samantha Dias 

Os dados são do Conselho Federal de Administração (CFA), e englobam cidades com mais de 100 mil habitantes. Para chegar ao IGM, o CFA analisa uma série de informações das administrações municipais em bases de dados como as do IBGE e DATASUS. São consideradas áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos e planejamento, dentre outras.

- Continua após a publicidade -

Os dados são agrupados em três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Para cada uma delas, é atribuída uma nota específica, e é dada uma nota geral para o conjunto dos dados, que representa o IGM do município.

As cidades são divididas em oito grupos distintos. Cachoeiro está no sétimo grupo, que reúne 158 municípios com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita de até R$ 28.636, e seu IGM ficou em 7,43 – sendo a única cidade do estado, nesse grupo, com nota acima de 7.

Cachoeiro é líder no estado desde 2017, dentro de seu grupo, mas melhorou sua posição no ranking nacional. Em 2020, havia ficado na 22ª colocação – ou seja, saltou dez posições desde a avaliação do ano passado.

Outros destaques

Além do destaque no IGM/CFA, Cachoeiro recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, nota “A” na avaliação de capacidade de pagamento (Capag), realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A nota máxima é fundamental para que o município consiga obter crédito para investimentos com aval da STN.

O município também foi apontado como 13º do país no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, do Ministério da Economia, e está entre os cinco municípios do estado que mais geram novos postos de trabalho, com saldo positivo de 1.449 empregos de janeiro a maio deste ano – de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Outro destaque importante é que Cachoeiro ficou em segundo lugar, no Espírito Santo, e em 30º, em todo o país, no ranking da 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. A escala de avaliação, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), vai de 0 a 10, e o município obteve a nota 9,7.

“Todo esse destaque que o município tem alcançado em diversos indicadores é fruto de um trabalho de longo prazo, sempre prezando por uma gestão pública racional e responsável. Tem sido um período extremamente desafiador para Cachoeiro, desde a enchente de 2020 e atravessando a pandemia, mas o município mostra solidez e continuaremos trabalhando para que isso se mantenha”, comenta o prefeito Victor Coelho.

Com informações da PMCI

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA