Cachoeiro de Itapemirim se destaca em rankings nacionais e cria estratégias para atrair investimentos
Por Amanda Amaral
Cachoeiro de Itapemirim repete o feito do ano anterior e é novamente a segunda cidade mais bem colocada do Espírito Santo no Ranking de Competitividade dos Municípios 2021, reservando muitas oportunidades para os investidores.
O município ficou através apenas de Vitória no ranking, que é elaborado pela Centro de Liderança Pública (CLP). São levados em consideração 411 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. No Brasil, Cachoeiro alcançou a 146ª posição. Já na região Sudeste, ficou entre os 100 primeiros, na 90ª posição.
- México é país-alvo para o setor de rochas do ES
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Os principais potenciais da cidade apontados pelo ranking são: saneamento; funcionamento da máquina pública; telecomunicações; acesso à saúde; qualidade da educação; sustentabilidade fiscal e inserção econômica.
“O resultado mostra que Cachoeiro tem apresentado solidez na administração pública e isso se reflete em mais competitividade para que o município atraia novos investimentos. Continuaremos trabalhando para que a nossa cidade se mantenha em destaque no Ranking”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.
Confiança e credibilidade
Para quem pretende investir, nem sempre dá para confiar só mercado. Por isso, muitosatra empreendedores se baseiam em certificações e rankings que podem auxiliar a tomada de decisão.
Um exemplo de confiabilidade na gestão fiscal do município é a avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) de 2022. Pela sexta vez consecutiva, Cachoeiro de Itapemirim recebeu a nota A da Secretaria do Tesouro Nacional.
A cidade também alcançou o terceiro lugar no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2022, que avaliou todas as prefeituras do Espírito Santo. A nota 95,4 colocou a cidade entre as 11 que alcançaram o nível “ótimo” – o mais elevado do levantamento.
Cachoeiro de Itapemirim está ainda na 59ª posição entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil, conforme o ranking Connected Smart Cities 2021. O resultado representa um salto em relação a 2020, quando o município alcançou a 67ª posição.
Melhoria da infraestrutura
Para manter a colocação de segunda cidade mais competitiva do Espírito Santo, o município tem buscado melhorias para a cidade e, principalmente, para que mora e pretende morar nela.
Mais de meio bilhão de reais estão sendo investidos em Cachoeiro de Itapemirim a partir de uma parceria com o Governo do Espírito Santo. É o maior pacote de investimentos públicos da história do município voltado para setores como urbanização, saúde, mobilidade e educação.
Localização estratégica
Cachoeiro é o maior polo de processamento de rochas ornamentais das Américas e centro regional de serviços e comércio. Além disso, sua localização geográfica privilegia rodovias e portos com acesso a Capital do Estado.
A Prefeitura pretende ainda, de forma estratégica, aproveitar tais características para explorar investimentos da atividade portuária no litoral Sul do Estado e ampliar o aeroporto municipal.
Geração de emprego e renda
Ainda para promover a atração de investimentos, gerando emprego para os cachoeirenses, renda e receitas tributárias, a Prefeitura Municipal também elaborou programas de incentivos fiscais para fomentar o desenvolvimento econômico.
Em 2019, foi criada a Lei Municipal 7.692/2019, regulamentada pelo decreto Decreto 28.750/2019, para a isenção e redução de impostos ou taxas para atividades econômicas a serem instaladas no município.
Desburocratização
Contribuindo para a desburocratização na instalação de indústrias e empresas, também foi criado o Plano Diretor Municipal (PDM), que contém as normas fundamentais de ordenamento do território.
Outra importante medida desburocratizante é a dispensa de alvarás e licença para mais de 500 atividades econômicas, o que coloca o município entre as cidades brasileiras com maior número de atividades dispensadas.
Com informações da PMCI.