23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Britânicos desembarcam no ES para conhecer centros de treinamento

Projeto do Estu00e1dio Cleber AndradeMembros do Comitê Olímpico Britânico desembarcam no Espírito Santo na próxima segunda-feira (19) e permanecem no Estado até o final da terça-feira (20).

O objetivo é conhecer as nove opções capixabas que farão parte do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos, que o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 lançará em Londres, neste ano. A passagem dos britânicos pelo Espírito Santo será marcada também por um encontro com o governador Renato Casagrande.

A visita dos britânicos faz parte de um plano estratégico pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Comitê Capixaba 2016, para inserir o Espírito Santo no momento de preparação das delegações que estarão nos jogos do Rio de Janeiro.

- Continua após a publicidade -

Os trabalhos, coordenados pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, foram apresentados aos comitês olímpicos de diversos países, com o respaldo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O diretor de jogos e serviços Mark England e a consultora de esportes de verão Tanya Harris, ambos do Comitê Olímpico Britânico, estarão acompanhados de Carolina Silva, representante do COB.

Como parte da agenda de trabalho no Estado, os britânicos solicitaram uma reunião com técnicos da Sesport onde pretendem colher dados e informações gerais tanto do Espírito Santo, como dos locais de treinamentos capixabas aprovados para o Guia. Após o encontro eles iniciam as visitas a vários pontos da Grande Vitória.

Vale lembrar que como ação estratégica do Governo do Estado, ‘de inserir o Espírito Santo a nível nacional e internacional’, um memorando técnico das potencialidades e instalações esportivas capixabas foi enviado pela Sesport ao Comitê Olímpico Britânico, que após consulta ao material, confirma o interesse de conhecer os equipamentos apresentados.

“Essa visita representa muito para o Espírito Santo. Depois do sucesso que foi a visita dos representantes do Comitê Australiano, no final do ano passado, o Espírito Santo passou a ser observado com atenção, pois temos grandes projetos estruturais, instalações aprovadas e que estarão no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos e também devido à nossa localização geográfica, que permite esse interesse dos comitês olímpicos”, disse Vandinho Leite.

O secretário frisou ainda que um dos dados que mais impressionaram tanto o COB, como os representantes das delegações australiana e britânica, tem sido exatamente o posicionamento estratégico do Estado, além do clima, das características dos locais para treinos e, os investimentos que o Governo do Espírito Santo tem direcionado para garantir estruturas de treinamento de qualidade.

“Estão sendo investidos R$ 127 milhões em infraestrutura esportiva, somente pelo Governo do Estado. As construções do Estádio Estadual Kleber Andrade, o Centro Olímpico Jayme Navarro de Carvalho, o Parque Tancredão e a Arena Esportiva e Cultural Riviera são importantes estruturas que vão permitir a volta do Espírito Santo ao cenário nacional e internacional dos grandes eventos esportivos. Somado a isso, estamos preparando uma grande estrutura logística que permite que o Estado seja uma primeira opção, logo após o Rio de Janeiro que não terá condições de atender a todas as delegações”, pontuou Vandinho Leite.

Os britânicos visitarão o Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, o Estádio Estadual Kleber Andrade, o Iate Clube do Espírito Santo, o Clube Ítalo Brasileiro, a Universidade Federal do Espírito Santo, o Clube Álvares Cabral, o Ginásio Jones dos Santos Neves, a Associação Esportiva e Recreativa Tubarão e a Estação Conhecimento Vale.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA