27.7 C
Vitória
terça-feira, 10 DE setembro DE 2024

Brasileiros buscam cirurgia bariátrica para melhorar a expectativa e qualidade de vida

Em 2022, foram realizadas 74.738 cirurgias bariátricas no Brasil

Por Redação

A obesidade é a doença que mais cresce em todo o mundo e é responsável pela pior crise global de saúde pública da história. Nesse contexto alarmante, a cirurgia bariátrica vem surgindo como uma opção de tratamento. Estatísticas divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica apontam que, em 2022, foram realizadas 74.738 cirurgias bariátricas no Brasil.

- Continua após a publicidade -

A cirurgia bariátrica é reconhecida por sua eficácia e efetividade, resultando em maior expectativa e qualidade de vida, remissão ou redução de comorbidades associadas, e melhores benefícios com os planos de saúde. Desde sua introdução, houve um aumento significativo no número de cirurgias bariátricas realizadas globalmente e no Brasil.

“Nós entendemos que a reeducação alimentar e a mudança dos hábitos são essenciais para uma vida saudável, mas existem casos em que a cirurgia bariátrica é a única indicação para que o paciente consiga realmente perder peso e controlar as comorbidades”, ressalta o coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Estadual de Vila Velha (HEVV), Tarcísio Zovico.

Brasileiros buscam cirurgia bariátrica para melhorar a expectativa e qualidade de vida
Dona Nágila dos Santos realizou a cirurgia bariátrica há 23 anos, juntamente com o coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HEVV, Dr. Tarcísio Zovico. Foto: HEVV

A obesidade, portanto, não pode ser negligenciada, e medidas efetivas, como a cirurgia bariátrica, são fundamentais para enfrentar essa crise de saúde pública. A combinação de mudanças de estilo de vida, reeducação alimentar e intervenções médicas oferece uma esperança renovada para milhões de pessoas em todo o mundo.

“Sabemos que o excesso de gordura corporal causa grandes prejuízos ao organismo. Por isso, é crucial consumir menos produtos industrializados, praticar mais atividades físicas e adotar uma mudança de vida. O conjunto de ações gera um resultado positivo”, relata Zovico.

Atualmente, estima-se que quase um terço da população mundial esteja com sobrepeso ou obesidade. Se essa tendência continuar, a previsão é que a obesidade atinja 57,8% da população até 2030, e a procura pelo procedimento bariátrico será ainda maior.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA