23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Brasil “tirou o pé” do combate à corrupção, diz especialista

No rankig de países que combatem a corrupção, o Brasil aparece na 6ª posição. A pesquisa anterior era o 4º

Por Josué de Oliveira

Recentemente, as entidades Americas Society/Council of the Americas e Control Risks divulgaram um ranking que mede a capacidade dos países latino-americanos de detectar, punir e prevenir a corrupção.

- Continua após a publicidade -

O levantamento mostrou que o Brasil caiu da 4ª para a 6ª posição entre os 15 países analisados.

Para o advogado eleitoral Flávio Fabiano, essa queda significa que os órgãos e instrumentos de fiscalização não estão funcionando como deveriam.

Além disso, estão sendo utilizados para outros fins, que não o interesse público, ou ainda sendo impedidos de executar suas funções.

“Em suma, o país “tirou o pé” do combate a corrupção. Por outro lado, quando o combate a corrupção é reduzido, freado ou impedido, os ilícitos crescem proporcionalmente, e, efetivamente, só serão combatidos com veemência quando houver troca das chefias dos órgãos de fiscalização e combate a corrupção”, explicou.

Segundo o advogado, essa mudança no ranking mostra também que políticos e grandes empresários que foram investigados, processados, condenados e presos, voltam forte ao Poder Público, porém sem os riscos de sofrerem as consequências criminais, como antes.

“O governo atual teve como uma das bandeiras, o combate à corrupção ou a continuidade deste enfrentamento. Porém, não foi e não é o que tem acontecido, pois as operações realizadas pela PF reduziram drasticamente”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA