Brasil e Israel discutem projetos de cooperação tecnológica

Ministro cumpriu agenda em Tel-Aviv, capital de Israel

Objetivo é ampliar parcerias com o país, que tem a segunda maior densidade de startups do mundo

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) iniciou, neste domingo (25), em Tel Aviv, capital de Israel, a primeira missão da pasta no país em 12 anos. O objetivo é ampliar parcerias com o país, que tem a segunda maior densidade de startups do mundo e um dos maiores índices de exportação de alta tecnologia.

De acordo com o Portal Brasil, o primeiro compromisso da missão, liderada pelo ministro Marcos Pereira, foi um encontro na Embaixada do Brasil em Israel. Ele foi recebido pelo embaixador Paulo Cesar de Vasconcellos e falou da expectativa da agenda de quatro dias que inclui visitas a duas universidades, empresas de tecnologia, ao parlamento (Knesset) e uma reunião com o ministro de Economia e Indústria, Eli Cohen.

O ministro lembrou que, desde 2013, o MDIC idealizou, implementou e faz a gestão do “InovAtiva Brasil”, o maior programa de aceleração da América Latina, com uma rede de mais de 500 mentores de mercado. O programa é gratuito, aberto à participação de negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil e encontra-se em sua sexta edição. Mais de 400 startups já foram aceleradas pelo programa, apontado pela OCDE, em maio deste ano, como exemplo mundial de inovação no setor público e reconhecido no Brasil como o melhor programa de aceleração de startups.

O ministro citou que o MDIC lançou com a ABDI o Programa de Conexão Startup Indústria, buscando criar um ambiente para a construção conjunta de soluções e que tem desenvolvido um programa de apoio à internacionalização de startups, em parceria com diversas outras instituições (MRE, Apex-Brasil, Sebrae, Anprotec e Porto Digital), no que identifica em Israel um potencial parceiro.

Nesta segunda-feira (26), Marcos Pereira segue para Sorek, onde funciona uma das maiores usinas de dessalinização do mundo, para aprofundar o conhecimento sobre novas soluções de fornecimento de água, também para atividade industrial.

Nos dias 27 e 28, estão previstas visitas a empresas israelenses. De Israel, Marcos Pereira segue para Portugal, onde se encontrará com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, para discutir temas relativos à cooperação em políticas direcionadas a startups, inovação, indústria 4.0 e ao acordo entre Mercosul e União Europeia.

De Lisboa, Marcos Pereira seguirá para Madri, último destino da missão oficial, onde participará de um jantar oferecido pelo ministro da Economia, Indústria e Competitividade da Espanha, Luís de Guindos.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome