25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Brasil comercializou 15,4 milhões de computadores em 2011

Brasil comercializou 15,4 milhões de computadores em 2011O ano de 2011 foi rentável para o Brasil na área de computadores, sobretudo no varejo. No ano passado, o País comercializou 15,4 milhões de máquinas, consolidando sua terceira posição do mercado mundial, segundo pesquisa da empresa de consultoria IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, consultoria e eventos para as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, provedora global de inteligência de mercado. O varejo brasileiro no setor ficou atrás apenas de China e Estados Unidos.
Somente no último trimestre do ano foram vendidos 4,2 milhões de equipamentos, o que se configura num crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Para os analistas da IDC, a previsão é que este ano seja bastante aquecido, principalmente no que diz respeito à competição entre os fabricantes.
Dentre os perfis dos equipamentos pesquisados no estudo Brazil Quarterly PC Tracker, 55% dos equipamentos são notebooks e netbooks e 45% são PCs. O maior segmento consumidor, registrando 70%, é o doméstico. Os outros 30% são relacionados a empresas públicas, ligadas ao governo e ao sistema educacional, dentro do chamado mercado corporativo. O primeiro segmento cresceu 20% em relação ao ano de 2010, enquanto que o segundo apontou 10%. Somente dentro dos produtos voltados para governo e educação, houve queda de 24%.
Mesmo com a alta do dólar, o último trimestre de 2011 registrou 10% de crescimento, com as vendas de 4,2 milhões de computadores, sendo 40,8% desktops e 59,2 notebooks e netbooks. Em relação às vendas de netbooks, foi registrada uma redução de 18%. O principal motivo foi o crescimento no mercado de tablets e de notebooks.

IDC
O total comercializado em todo o ano estava previsto pelos analistas da IDC Brasil. Há mais de 45 anos a empresa fornece informações estratégicas para ajudar os clientes a alcançarem seus objetivos de negócios. Os serviços prestados são nas áreas de consultoria e eventos para as indústrias de Tecnologia da Informação (TI) e Telecomunicações. A IDC é subsidiária da IDG, companhia líder em mídia, pesquisa e eventos na área de tecnologia.
A companhia apoia profissionais de TI, executivos de negócios e investidores na tomada de decisões relativas a compras de tecnologia e estratégias empresariais. Dentro do portfólio da empresa trabalham mais de mil analistas de mercado, trocando conhecimentos e experiências em tecnologia, oportunidades e tendências em mais de 110 países em todo o mundo.

- Continua após a publicidade -

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA