22.1 C
Vitória
quarta-feira, 6 julho, 2022

Bolsas gratuitas para qualificação no mercado financeiro

As certificações são instrumentos para abrir os caminhos para carreiras no mercado financeiro. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As seis mil bolsas são para os cursos do CPA-20 e CEA, da Anbima, e são destinadas para quem quer ingressar na área de investimentos

Por Amanda Amaral

Seis mil bolsas serão ofertadas para pessoas de todo o Brasil que pretendem atuar no mercado financeiro. Serão 4,2 mil vagas para o curso preparatório de Certificação Profissional Série 20 (CPA-20) e 1,8 mil para a Certificação de Especialista em Investimentos (CEA).

Ambas as certificações são concedidas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link. A iniciativa é uma parceria entre o Santander Universidades e o Cursos Edgar Abreu.

No programa, após acesso ao conteúdo e conclusão dos módulos, os participantes realizarão uma prova aplicada pelo Curso Edgar Abreu. Os 1.650 bolsistas com o melhor desempenho estarão aptos a realizar a prova final do CPA-20. Para o CEA, a gratuidade será para os primeiros 350 colocados.

Cursos e provas

As inscrições para os exames finais serão ofertadas em parceria com Anbima, que custeará metade das inscrições por meio do seu programa Portas Abertas. “As certificações são um importante instrumento para abrir os caminhos para carreiras no mercado financeiro”, comentou o superintendente de Comunicação, Educação e Certificação da Anbima, Marcelo Billi.

Já a realização dos cursos (preço total de R$ 1.436) e a certificação (R$ 1.286), serão custeados integralmente pelo Santander e Cursos Edgar Abreu. Serão dois meses de estudos e a prova de certificação abordará assuntos como renda variável, renda fixa, derivativos, fundos de investimento e princípios básicos de economia e finanças.

“As bolsas representam uma grande oportunidade de ingressar na área de investimentos de forma gratuita. Essa área segue crescendo e cada vez mais conta com a necessidade de profissionais com certificações específicas do mercado. O Santander segue investindo de forma consistente em pessoas, fortalecendo a educação e a capacitação por meio de nossos programas”, disse o superintendente executivo do Santander Universidades no Brasil, Nicolás Vergara.

CPA-20 e CEA

O CPA-20 é um pré-requisito para quem quer atuar no atendimento de clientes de alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias, plataformas de atendimento e corretoras de valores mobiliários. Já o CEA é uma certificação que habilita profissionais do mercado financeiro a atuar como especialistas em investimentos, indicada para quem busca um diferencial profissional, é obrigatória para a realização de algumas funções do mercado financeiro.

santander universidades
A área de investimentos segue crescendo, segundo o superintendente do Santander Universidades, Nicolás Vergara.

“Ao longo dos anos temos feito importantes parcerias com o Santander, de forma que o acesso à capacitação profissional de qualidade seja cada vez maior, mais democrático e inclusivo, permitindo a chegada de milhares de profissionais de alto nível ao mercado financeiro. Oferecer as bolsas é potencializar ainda mais os avanços que queremos para o setor”, afirmou o CEO da 4U Edtech, Edgar Abreu.

Santander Universidades

É um programa mantido pelo banco Santander e oferece oportunidades de bolsas de estudos para estudantes brasileiros em instituições do mundo todo. Possui acordos de colaboração com 1.000 universidades e instituições de 22 países. Em 2022, o objetivo é entrega mais de 35 mil bolsas de estudo, com apoio à educação, empregabilidade e empreendedorismo.

Cursos Edgar Abreu

A Cursos Edgar Abreu, empresa do grupo 4U Edtech, é especialista na preparação para provas de certificação financeira. São mais de 15 anos de experiência no mercado, tendo aprovado mais de 250 mil pessoas nas mais variadas provas (CPA, CEA, CFP, AAI).

Anbima 

A Anbima representa mais de 290 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Seu modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar.

Com informações do Santander Universidades. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade