21.6 C
Vitória
terça-feira, 23 DE julho DE 2024

Bolsa sobe mais uma vez com resultado puxado por ações da Vale e Petrobrás

Após dias de tensão, o mercado internacional passa por momento de alívio

Por Anderson Neto

Em novo dia de alta no Ibovespa, a B3, o mercado de ações é puxado pelas ações da Vale e Petrobras, que acompanham a valorização de commodities no exterior. Após dias de tensão, o mercado internacional passa por um momento de alívio, com o rendimento dos títulos do Tesouro americano (treasuries) devolvendo parte do avanço recente.

- Continua após a publicidade -

Uma cesta de fatores tem contribuído para o movimento da B3, como perspectiva de manutenção dos juros elevados por mais tempo, e a piora da percepção da qualidade de crédito por agências de classificação de risco.

No início do mês, vale lembrar, a Fitch rebaixou a nota dos Estados Unidos, retirando o selo de AAA (triple “A”).

Nesta quarta, investidores também repercutem a aprovação do arcabouço fiscal pela Câmara dos Deputados. O texto foi votado na noite de ontem (22) e seguirá para a sanção presidencial. Foram 379 votos a favor e 64 votos contra.

O novo arcabouço fiscal atrela o crescimento de gastos a até 70% do aumento de receita dentro do intervalo de 0,6% a 2,5% acima da inflação. Parte das emendas feitas no Senado foram rejeitadas. Entre elas, a que previa um gasto adicional de R$ 32 bilhões fora do limite de gastos.

O sinal verde da Câmara era bastante aguardado pelo mercado, dadas as sinalizações otimistas do presidente da Casa, Arthur Lira. Parte da redução de risco, com a aprovação do arcabouço, foi precificada ainda no pregão de ontem. O Ibovespa subiu 1,5% na terça-feira, 22, e teve seu melhor desempenho de agosto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA