Boa Vista é a campeã do carnaval de Vitória 2017

A escola de Cariacica trouxe a história do povo cigano para avenida e conquistou 179,7 pontos, retornando ao topo do carnaval após três anos. 

A Independente de Boa Vista, que em 2016 ficou em terceiro lugar, buscou no povo cigano a energia para reconquistar a taça. Última escola a desfilar no sábado, com o enredo “Sob a luz do luar, guiada pelas estrelas… Boa Vista em alma cigana, Opatcha!”, desenvolvido pele carnavalesco Petterson Alves, a águia de Cariacica fez um belíssimo voo sobre a Passarela do Samba, de 69 minutos, e saiu sob gritos de “a campeã voltou!”. Um voo que garantiu 179,7 pontos, e a tornou tetracampeã do carnaval capixaba.  

Há três anos sem ganhar, a agremiação este ano não trouxe celebridades como a musa Viviane Araújo, mas contagiou o público com sua tradicional alegria, revelada por meio de seus cinco carros alegóricos, 20 alas e 1800 componentes. O presidente da Escola, Émerson Xumbrega, reiterou seu agradecimento à comunidade. “Planejamos esse carnaval de presente à Cariacica. Sem essa comunidade não seríamos nada. Eu não seria louco de deixar de pagar um soldador para trazer uma celebridade, mesmo diante da certeza do carinho que a Viviane Araújo, por exemplo, tem pela Boa Vista”, declarou o emocionado presidente após a apuração, realizada na tarde desta quarta-feira (22), no Ginásio Álvares Cabral, em Vitória. 

A segunda colocada do grupo especial, com 179 pontos, foi a Mocidade Unida da Glória, que garantiu o vice-campeonato no quesito bateria. A vermelho e branco de Vila Velha vinha na disputa com a Unidos da Piedade, que chegou a liderar a apuração no início. Com o enredo “MUG dá as cartas!”, do carnavalesco Cid Carvalho, a escola foi prímorosa no acabamento de seus carros alegóricos e fantasias. Embora ainda não tenha sido confirmada a informação, os boatos são de que Cid não irá renovar contrato com a Mocidade. 

O bom filho à casa torna … O carnavalesco Paulo Balbino que retornou à agremiação mais antiga do estado apostou no enredo “No mundo e na vida, de cara pintada com a Piedade na avenida”. Apesar de não trazer carros alegóricos com as dimensões dos da MUG e da Boa Vista, a Piedade fez um desfile redondinho, em homenagem à prática milenar da pintura facial. A escola conquistou  178.7

A Pega no Samba, com 171,1 pontos caiu para o grupo A e desfila na sexta-feira em 2018; enquanto a Andaraí venceu a disputa no Grupo A e sobe para grupo especial. A escola da comunidade de Santa Martha, Vitória,  garantiu atingiu 176,2. pontos no desfile, com o enredo “Com uma paleta de cores vibrantes, Andaraí pinta seu carnaval”, que contou a história do surgimento da tinta e a importância desta descoberta para a humanidade. 

Resultado Grupo Especial 

1º Independente de Boa Vista: 179.7
2º Mocidade Unida da Glória (MUG): 179.0
3º Unidos da Piedade: 178.7
4º Novo Império: 175.6
5º Unidos de Jucutuquara: 175.3
6º Pega no Samba: 171.1