PSD, PP, PT e Psol se juntaram a Podemos, PSB, União, PSDB e PDT e compõem a base governista na Ales
Por Robson Maia
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (12), os deputados deram mais um passo para a composição das 18 comissões permanentes da Casa, já que mais quatro partidos se juntaram ao bloco governista. PSD, PP, PT e Psol se uniram ao “blocão”, totalizando 19 parlamentares de 9 partidos – Podemos, PSB, União, PSDB e PDT já faziam parte.

Vale lembrar que, segundo o artigo 31 da Resolução 2.700/2009, a montagem dos colegiados garantirá, na medida do possível, a representação proporcional das siglas políticas ou blocos parlamentares. Esse é o modelo que a Assembleia Legislativa (Ales) vem adotando ao longo das últimas legislaturas.
Novo líder do governo na Casa, Vandinho Leite, do PSDB, disse que o movimento promove “sustentação importante ao governo”.
“Nosso objetivo em si é o diálogo no fechamento das comissões e dos debates internos aqui da Casa. Mas a verdade também é que é necessário que o governo tenha tranquilidade na Casa e um bloco que chega agora com 19 parlamentares, quase dois terços dos parlamentares, dá uma tranquilidade enorme ao governo Casagrande”, observou.


O outro bloco parlamentar existente na Casa é composto por PL, Republicanos e PRD, reunindo 10 membros. Fora dos blocos ainda está o partido Rede, do recém-empossado deputado Fábio Duarte.