23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Bilhete Único chega às linhas municipais

O processo vai iniciar nas linhas municipais de Vitória

Os passageiros que utilizam o transporte coletivo municipal de Vitória vão começar a fazer a validação dos seus cartões de passagem no próximo mês. A previsão é de que o procedimento aconteça entre os dias 13 de julho e 13 de agosto. Já em Vila Velha a previsão de início é no mês de setembro

A migração do atual para o novo sistema de bilhetagem eletrônica nos coletivos de Vitória, os chamados “verdinhos”, é o próximo passo no processo de implantação do Bilhete Único Metropolitano, conduzido pelo Governo do Estado.

- Continua após a publicidade -

Os novos validadores já começaram a ser instalados nos veículos e, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes), 60% da frota já conta com o novo equipamento.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, essa é mais uma etapa para possibilitar a integração efetiva das linhas municipais ao Sistema Metropolitano. “Fizemos o processo no Transcol de maneira exitosa e, agora, conversando com os municípios e as empresas que prestam o serviço em Vitória e em Vila Velha, vamos fazer essa transição de tecnologia nos ônibus municipais”, disse o secretário.

Como vai funcionar a migração

O processo de reconfiguração dos cartões será o mesmo que ocorreu no sistema Transcol durante o mês de maio. O cartão (gratuidade ou não) deverá ser apresentado nos dois validadores. Primeiramente, no validador atual (azul). Após o sinal sonoro, o passageiro deverá apresentar no validador novo (vermelho), até aparecer a mensagem “catraca liberada”.

Esse procedimento deverá ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar no coletivo. Assim, não será necessária a substituição dos bilhetes atuais. Assim que a maioria dos cartões ativos for atualizada, o atual validador (azul) será retirado e será usado somente o novo validador (vermelho). Depois disso, a atualização será feita apenas em postos de atendimento, que serão divulgados posteriormente.

Com a nova tecnologia de validação instalada, terá início a segunda fase da integração, na qual será possível usar o mesmo bilhete tanto nos coletivos do sistema Transcol quanto nos do sistema de transportes de Vitória, trazendo mais agilidade e praticidade para o usuário.

A expectativa é que até o final de agosto os usuários do Transcol e dos sistemas municipais possam utilizar o mesmo cartão para embarcar em qualquer um dos sistemas. A integração total ou a integração tarifária deve ocorrer no próximo ano.

Cartões Vitória (verdinhos)
Total de cartões: 61.710

Cidadão: 3.361
Estudante: 11.247
Vale Transporte: 28.113
Serviço: 1087
Social: 3.063
Gratuidade (gratuidade ECT e DRT, idoso, deficiente com acompanhante, deficiente sem acompanhante, gratuidade Setran): 14.839


LEIA TAMBÉM

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA