Biblioteca Transcol comemora três anos com palestras para associados

O projeto Biblioteca Transcol comemora, no próximo sábado (14), três anos de funcionamento. Desde 2007, quando foi inaugurado o primeiro módulo no Terminal Laranjeiras, em Serra, foram efetuados 117 mil empréstimos de livros pelos 19 mil associados. Os leitores mais participativos, de cada um dos seis módulos implantados, serão homenageados durante a palestra que reunirá os escritores Helio de la Peña, Zuenir Ventura e José Roberto Santos Neves.

As palestras serão realizadas em formato de “talk show” no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, entre 14h30 e 18 horas. O evento será exclusivo para associados do projeto, os ingressos são limitados e estão sendo retirados nos próprios módulos da Biblioteca.

Os convidados serão estimulados a falar sobre a importância do livro e da leitura. O encontro será mediado pelo escritor e jornalista José Roberto Santos Neves, autor do livro “Maysa”, obra do Espírito Santo mais locada nas Bibliotecas.

Helio de La Peña, de 51 anos, terá história para contar. Desde 1989 trabalha como redator e ator. Durante todo esse tempo produziu programas de rádio, filmes, tele-piadas, jogos, publicou livros de humor e editou diversas revistas. Ele é um dos redatores e atores do humorístico Casseta e Planeta.

Zuenir Ventura, natural de Além Paraíba (MG), tem no currículo os prêmios Esso de Jornalismo e Wladimir Herzog de direitos humanos, e é autor de títulos como “1968, O Ano que Não Terminou” (Nova Fronteira, 1988), “Crônicas de um Fim de Século” (Objetiva, 1999) e “Chico Mendes – Crime e Castigo” (Cia. das Letras, 2003).

Biblioteca Transcol – história de sucesso

O projeto Biblioteca Transcol está inserido em um projeto estruturante do Governo do Estado, chamado “Leia Espírito Santo”, que implementa ações de incentivo à leitura e à pesquisa. O objetivo é disseminar o hábito da leitura entre usuários que diariamente passam pelos terminais do Sistema Transcol. Surgiu da união entre Governo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV); terceiro setor, pela ONG Universidade para Todos e iniciativa privada – a empresa ArcelorMittal Tubarão é patrocinadora do projeto.

A trajetória de sucesso começou no dia 15 de agosto de 2007, quando foi implantada a primeira unidade no Terminal Laranjeiras, em Serra. Esse módulo foi reinaugurado no final de julho. Além dele, existem outras cinco unidades em funcionamento nos terminais Ibes e São Torquato, em Vila Velha; e Itacibá, Campo Grande e Jardim América, em Cariacica.

A quantidade de livros disponíveis para empréstimo em todas as unidades do projeto é de 8.500 exemplares. O acervo é composto por obras consagradas da literatura nacional e internacional, e também reserva espaço para autores capixabas. As Bibliotecas também contam com computadores que permitem aos associados acesso gratuito à internet banda larga; com audiolivros para pessoas com deficiência visual; além de curtas-metragens capixabas.

Serviço:

Três anos da Biblioteca Transcol – Evento de aniversário
Data – sábado (14)
Local – Centro de Convenções de Vitória
Horário – 14h30 às 18 horas

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome