28.3 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

Biblioteca Transcol comemora três anos com palestras para associados

Leia Também

População pode escolher nome do Hospital Materno Infantil da Serra

Encerra na sexta-feira (05), a escolha do nome do Hospital Materno Infantil, que está em fase de conclusão no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Mais de 14 mil casos confirmados do novo coronavírus no ES

Segundo o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), chegou a 14.285 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Espírito Santo.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

O projeto Biblioteca Transcol comemora, no próximo sábado (14), três anos de funcionamento. Desde 2007, quando foi inaugurado o primeiro módulo no Terminal Laranjeiras, em Serra, foram efetuados 117 mil empréstimos de livros pelos 19 mil associados. Os leitores mais participativos, de cada um dos seis módulos implantados, serão homenageados durante a palestra que reunirá os escritores Helio de la Peña, Zuenir Ventura e José Roberto Santos Neves.

As palestras serão realizadas em formato de “talk show” no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, entre 14h30 e 18 horas. O evento será exclusivo para associados do projeto, os ingressos são limitados e estão sendo retirados nos próprios módulos da Biblioteca.

Os convidados serão estimulados a falar sobre a importância do livro e da leitura. O encontro será mediado pelo escritor e jornalista José Roberto Santos Neves, autor do livro “Maysa”, obra do Espírito Santo mais locada nas Bibliotecas.

Helio de La Peña, de 51 anos, terá história para contar. Desde 1989 trabalha como redator e ator. Durante todo esse tempo produziu programas de rádio, filmes, tele-piadas, jogos, publicou livros de humor e editou diversas revistas. Ele é um dos redatores e atores do humorístico Casseta e Planeta.

Zuenir Ventura, natural de Além Paraíba (MG), tem no currículo os prêmios Esso de Jornalismo e Wladimir Herzog de direitos humanos, e é autor de títulos como “1968, O Ano que Não Terminou” (Nova Fronteira, 1988), “Crônicas de um Fim de Século” (Objetiva, 1999) e “Chico Mendes – Crime e Castigo” (Cia. das Letras, 2003).

Biblioteca Transcol – história de sucesso

O projeto Biblioteca Transcol está inserido em um projeto estruturante do Governo do Estado, chamado “Leia Espírito Santo”, que implementa ações de incentivo à leitura e à pesquisa. O objetivo é disseminar o hábito da leitura entre usuários que diariamente passam pelos terminais do Sistema Transcol. Surgiu da união entre Governo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV); terceiro setor, pela ONG Universidade para Todos e iniciativa privada – a empresa ArcelorMittal Tubarão é patrocinadora do projeto.

A trajetória de sucesso começou no dia 15 de agosto de 2007, quando foi implantada a primeira unidade no Terminal Laranjeiras, em Serra. Esse módulo foi reinaugurado no final de julho. Além dele, existem outras cinco unidades em funcionamento nos terminais Ibes e São Torquato, em Vila Velha; e Itacibá, Campo Grande e Jardim América, em Cariacica.

A quantidade de livros disponíveis para empréstimo em todas as unidades do projeto é de 8.500 exemplares. O acervo é composto por obras consagradas da literatura nacional e internacional, e também reserva espaço para autores capixabas. As Bibliotecas também contam com computadores que permitem aos associados acesso gratuito à internet banda larga; com audiolivros para pessoas com deficiência visual; além de curtas-metragens capixabas.

Serviço:

Três anos da Biblioteca Transcol – Evento de aniversário
Data – sábado (14)
Local – Centro de Convenções de Vitória
Horário – 14h30 às 18 horas

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Ao avaliar os dados de atividade, Roberto Campos Neto também afirmou que houve uma piora crescente da expectativa entre agentes econômicos sobre o PIB.

Embraer tem prejuízo líquido de R$ 1,276 bilhão no 1º trimestre, 6 vezes maior

Segundo a empresa, os principais fatores determinantes para o aumento do prejuízo líquido ajustado foram o declínio na receita operacional aliado ao crescimento das perdas cambiais.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade