23.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Biblioteca municipal de Cachoeiro é reaberta

Leia Também

Número de casos de covid-19 chega a 6.836 e mortes somam 240

O índice de letalidade do coronavírus ficou em 3,5%. Os novos casos confirmados da doença somaram 1.119, um pouco menos do que o balanço de ontem.

Suspenso reajuste de medicamentos por 60 dias

A medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) que suspende o reajuste dos medicamentos em até 60 dias.

Como evitar o contágio do coronavírus por meio de cédulas e moedas?

Assim como lavar as mãos e cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, outras medidas podem ajudar a evitar a propagação do novo coronavírus.

Exército constrói hospital com mais de 1 mil leitos

O Exército quer desafogar as unidades do sistema público de saúde e levar aos pacientes infectados com a Covid-19, e casos suspeitos da doença para o local.

Realizada pela prefeitura como parte da programação da festa da cidade, a cerimônia contou com a presença do prefeito Victor Coelho e de diversas autoridades

A Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, de Cachoeiro, foi reaberta nesta quarta-feira (26), na Casa da Memória, na solenidade de entrega da reforma do imóvel, localizado na rua 25 de Março, Centro.

O extenso e variado acervo de 15 mil livros, que inclui clássicos da literatura brasileira e estrangeira, lançamentos e sucessos contemporâneos, obras de autores capixabas e também livros didáticos, está de novo à disposição da população no espaço cultural, que recebeu substituição de telhas, reposição de forro, repintura da parte externa e do interior do prédio e novas instalações elétricas. Além disso, o mobiliário, como mesas, cadeiras e a estantes expositoras das obras, também passaram por manutenção.

Na cerimônia, a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, agradeceu o empenho de todos que trabalharam pela renovação do local e expressou a satisfação de proporcionar o retorno dos serviços bibliotecários do maior acervo do município ao público.

“Faltam palavras para expressar a alegria deste momento. Sou muito grata a todos que nos ajudaram e se esforçaram para tornar esse momento possível, pois nós temos de nos unir para construir o que a cidade precisa. Sempre com o pensamento na coletividade”, ressaltou.

“Mais uma ocasião marcante para a história de Cachoeiro, pois recuperamos um prédio público de extrema importância para o município”, expressou o prefeito Victor Coelho, em sua fala. Ele também fez um agradecimento às equipes responsáveis pela restauração.

Acompanhada do neto, que estava encantado com a quantidade de livros, dona Celedyr Argeu Moraes salienta a felicidade da reabertura da Biblioteca Municipal na Casa da Memória e reforça a importância dos livros na vida da população, especialmente, das crianças. “Hoje, com a tecnologia, as pessoas estão deixando de sentir o gostinho do livro físico, do contato com as páginas. É compreensível que sejam outros tempos, mas os livros não podem ficar apenas na memória. E aqui, nesse lugar, as crianças e adultos terão a oportunidade de conhecer obras incríveis”, disse.

Apoio à Academia Cachoeirense de Letras

Um dos espaços na renovada Casa da Memória agora é reservado às atividades da Academia Cachoeirense de Letras (ACL).

“Nós nunca tivemos um local tão aprazível, tão agradável como essa seção que nos foi cedida, dentro da Biblioteca Pública. A Academia tem mais de 50 anos de existência e sinto que, finalmente, ela tem o seu espaço. Isso nos deixa muito felizes”, comemorou a presidente da ACL, Marilene Depes.

Atividades culturais

Além da reabertura da Biblioteca Pública Major Walter dos Santos Paiva, outras atividades culturais foram promovidas em comemoração à restauração da Casa da Memória.

Ao longo do dia, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) organizou contação de história com a atriz Brenda Perim e apresentação de números artísticos de alunos do projeto Novos Talentos, desenvolvido pela Semcult, com oferta oficinas gratuitas de violão e canto e coral.


LEIA TAMBÉM

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho
Continua após publicidade