O Banestes atingiu a marca de 500 profissionais certificados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). A Certificação, que abrange duas séries – Certificação Profissional Anbima (CPA) 10 e CPA-20 -, tem como objetivo promover e atestar a capacitação técnica dos profissionais que trabalham na oferta de produtos de investimento.
Dos 500 profissionais do Banestes, 366 foram certificados na CPA-10 e 134 na CPA-20. Destes, um total de 26 empregados conquistou as duas certificações.
“O número de certificados do Banestes está acima da média dos demais bancos no Espírito Santo, em especial na Certificação em nível avançado – a CPA 20”, ressalta José Tarciso Meneguette, instrutor dos cursos oferecidos pelo Banco aos empregados público-alvo para a certificação.
Ele acrescenta que o desempenho dos profissionais do Banco no exame Anbima ficou em 80%, patamar muito acima da média nacional dos demais profissionais, que é de 55%.
CPA
Deve ter a CPA-10 o bancário que trabalha com produtos de varejo. A Série 20 (CPA-20) é exigida para os profissionais de instituições bancárias que atuam na intermediação de recursos, conforme estabelecem a Resolução 3.158/03 do Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Código de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada da Anbima.
A CPA-20 é obrigatória para quem opera em mesas de aplicações, na área de private bank e com investidores qualificados (pessoas físicas ou jurídicas com aplicações acima de R$ 300 mil).
O diretor Jurídico e Administrativo do Banestes, Bruno Curty Vivas, afirma que, com a certificação, o Banco passa a contar com profissionais com conhecimento dos mercados financeiro e de capitais e aptos a prestarem um atendimento qualitativo ao cliente.
Competitividade
Meneguette destaca que a CPA contribui para o nível de excelência do Banestes como instituição participante na Anbima, adequando-se às melhores práticas de mercado. “Também contribui na elevação do nível de qualificação dos profissionais na assessoria financeira junto aos clientes, fortalecendo os laços de confiança e relacionamento negocial”.
Para ele, a certificação propicia condições para aumento de negócios na captação do próprio Banco, pois o profissional certificado que já aproveitava as oportunidades nos contatos com os clientes eleva a percepção nesse aspecto, buscando fechar mais negócios, com mais segurança. “E isso aumenta o nível de competitividade do Banco no mercado financeiro”, complementa.