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terça-feira, 23 abril, 2024

Banestes já tem 500 profissionais certificados pelo CPA

Banestes já tem 500 profissionais certificados pelo CPAO Banestes atingiu a marca de 500 profissionais certificados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). A Certificação, que abrange duas séries – Certificação Profissional Anbima (CPA) 10 e CPA-20 -, tem como objetivo promover e atestar a capacitação técnica dos profissionais que trabalham na oferta de produtos de investimento.

Dos 500 profissionais do Banestes, 366 foram certificados na CPA-10 e 134 na CPA-20. Destes, um total de 26 empregados conquistou as duas certificações.

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“O número de certificados do Banestes está acima da média dos demais bancos no Espírito Santo, em especial na Certificação em nível avançado – a CPA 20”, ressalta José Tarciso Meneguette, instrutor dos cursos oferecidos pelo Banco aos empregados público-alvo para a certificação.

Ele acrescenta que o desempenho dos profissionais do Banco no exame Anbima ficou em 80%, patamar muito acima da média nacional dos demais profissionais, que é de 55%.

CPA
Deve ter a CPA-10 o bancário que trabalha com produtos de varejo. A Série 20 (CPA-20) é exigida para os profissionais de instituições bancárias que atuam na intermediação de recursos, conforme estabelecem a Resolução 3.158/03 do Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Código de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada da Anbima.

A CPA-20 é obrigatória para quem opera em mesas de aplicações, na área de private bank e com investidores qualificados (pessoas físicas ou jurídicas com aplicações acima de R$ 300 mil).

O diretor Jurídico e Administrativo do Banestes, Bruno Curty Vivas, afirma que, com a certificação, o Banco passa a contar com profissionais com conhecimento dos mercados financeiro e de capitais e aptos a prestarem um atendimento qualitativo ao cliente.

Competitividade
Meneguette destaca que a CPA contribui para o nível de excelência do Banestes como instituição participante na Anbima, adequando-se às melhores práticas de mercado. “Também contribui na elevação do nível de qualificação dos profissionais na assessoria financeira junto aos clientes, fortalecendo os laços de confiança e relacionamento negocial”.

Para ele, a certificação propicia condições para aumento de negócios na captação do próprio Banco, pois o profissional certificado que já aproveitava as oportunidades nos contatos com os clientes eleva a percepção nesse aspecto, buscando fechar mais negócios, com mais segurança. “E isso aumenta o nível de competitividade do Banco no mercado financeiro”, complementa.

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