O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) disponibiliza seus principais dados para consulta aberto à sociedade
Por Victor Rodrigues
O conceito de transparência na gestão pública tem origem na ideia de disseminar para a sociedade informações para que os cidadãos possam acompanhar e participar ativamente nos rumos das políticas públicas.
Há mais de um ano, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) disponibiliza seus principais dados para consulta, como balanços financeiros e operacionais, e também apresenta em linguagem clara e acessível, um resumo da destinação dos recursos de suas linhas de crédito em uma página chamada “raio-x” do crédito, no próprio site da instituição.
- Estimativa de safra em setembro cai para 250,9 milhões de toneladas
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O “raio-x” é uma página que contém as principais informações sobre o desempenho das em gráficos e em uma linguagem mais simples. Assim, os dados sobre a gestão do negócio, como número e valores dos contratos, além dos segmentos e regiões onde os recursos são aplicados, estão apresentados em formas visuais e de fácil entendimento.
O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, destaca a transparência do banco. “Como instituição pública, é nosso dever apresentar os resultados de nosso trabalho, respeitando a legislação e o direcionamento do Governo do Espírito Santo, nosso acionista majoritário, e sem desrespeitar as legislações que controlam a atividade bancária, como as leis de sigilo e de proteção de dados pessoais ”, afirma.
Indcadores semanais
Outros dados que podem ser acompanhados pela sociedade dizem respeito à aprovação dos recursos do Fundo de Proteção ao Emprego para mitigar os efeitos econômicos da pandemia tem seus números apresentados na própria página do programa bandes.com.br/emergencial e no próprio site do Plano ES – Convivência Consciente, em formato Business Intelligence (BI).
Os indicadores são atualizados semanalmente com o número de empresas atendidas, valor aprovado/liberado e projetos de financiamento em andamento dentro do banco.
“Seja pelo formato mais amigável, seja na consulta aos documentos completos, em formato relatórios e tabelas, podemos comprovar a saúde financeira da instituição e mostrar onde e como nossas linhas de crédito estão atuando no mercado em benefício da população capixaba”, complementa o diretor-presidente.
Para os interessados em acessar os documentos completos das Demonstrações Financeiras do Bandes, acompanhados das respectivas notas explicativas e relatórios anexos, o banco também disponibiliza os documentos no seu site.