Bandes disponibiliza crédito para prefeituras

(Fotografia - Divulgação)

O investimento pode ser feito em obras civis, aquisição de máquinas, equipamentos, tecnologias de informação e veículos

O Governo do Estado e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lançaram, nesta quinta-feira (30), o Programa Bandes de Investimento nos Municípios do Espírito Santo (Procidades). A solenidade realizada na Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) contou com a presença do governador Renato Casagrande e de representantes dos municípios capixabas, além de entidades ligada à administração pública.

Para o governador, a parceria será importante para o Estado e contribuirá com a geração de empregos. “É bom que a gente compreenda que enfrentamos falta de oportunidades e vamos encontrá-las com parcerias, melhorando a infraestrutura, fazendo investimentos em educação, em formação profissional, em inovação. Hoje estamos assinando um instrumento para que os municípios possam ampliar seus investimentos. Serão R$ 200 milhões via Bandes até 2022. O município que tiver necessidade de uma obra estruturante importante pode acessar o banco”, garantiu.

Durante a solenidade, Casagrande destacou novamente que decidiu não paralisar obras que tenham recursos financeiros. Ele ponderou, ainda, que o rumo da economia nacional é incerto, assim como da política, mas que o Estado precisa fazer a sua parte: “É uma injeção de recurso para que a gente anime o trabalho em cada município e isso melhorará a estrutura das cidades, gerando emprego, ao mesmo tempo em que nós continuamos com nossas parcerias em cada região”, completou.

Solenidade de lançamento do Procidades (Fotografia – Hélio Filho/Secom)

Para o diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, essas iniciativas compõem o conjunto de projetos estruturantes do banco de fomento para os municípios. “As novas diretrizes do Bandes preveem ações de fomento e financiamento aos municípios capixabas. A criação da linha de financiamento é uma das alternativas criadas pela diretoria para acelerar o desenvolvimento regional do Estado e é apenas uma das opções de financiamento que serão disponibilizadas para as prefeituras. O programa contará com diversas outras fontes de financiamento para promover recursos aos municípios para a realização de investimentos e modernização da gestão pública”, resumiu.

O programa do Governo do Estado, operado pelo Bandes, oferece financiamento às prefeituras capixabas para o investimento em obras civis, aquisição de máquinas, equipamentos, tecnologias de informação e veículos. O Procidades é uma alternativa para as prefeituras manterem sua capacidade de investimento em serviços prestados à população.


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário