24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Bancada do ES ajuda a aprovar piso da Enfermagem

O projeto que cria o piso da enfermagem, de autoria do senador Fabiano Contarato, foi aprovado por 449 votos na Câmara Federal.

Por Josué de Oliveira

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quarta-feira (4), por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). O projeto é do senador Fabiano Contarato.

- Continua após a publicidade -

Dos 10 deputados federais, nove votaram a favor da categoria. Apenas o deputado federal Felipe Rigoni não participou da votação segundo o registro da Câmara.

A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento.

“Conforme assumido com a enfermagem brasileira, não será na semana que vem que este projeto seguirá para sanção presidencial, mas sim tão logo garantirmos o respectivo financiamento”, disse a relatora da proposta, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

Para Contarato, a aprovação do projeto é uma justiça histórica a brasileiros e brasileiras que estão na linha de frente da saúde no Brasil.

“É um forte clamor da sociedade, de todo o Congresso Nacional e dos trabalhadores da categoria para tornar realidade desse direito fundamental”, comemora o senador.

O valor do piso para enfermeiros ficou estabelecido em R$ 4,75 mil. Além disso, o piso salarial será atualizado, anualmente, com base no Índice de Preço ao Consumidor (INPC).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA