27.1 C
Vitória
terça-feira, 19 março, 2024

Baixas temperaturas podem oferecer risco à saúde; saiba quais

As pessoas acostumadas com o calor, como a maioria dos capixabas, são as que mais podem sofrer com as baixas temperaturas 

Por Wesley Ribeiro 

Para esta segunda-feira, 27 de junho de 2022, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou aviso de perigo (alerta amarelo) para as baixas temperaturas previstas para o Espírito Santo. As quedas podem ser de 3 a 5 graus, em 76 das 78 cidades capixabas, “com leve risco à saúde”. As lesões por frio e hipotermia são as mais perigosas.  

- Continua após a publicidade -

Mais quais seriam esses riscos? De acordo com o site do Doutor Drauzio Varella, principalmente as pessoas acostumadas com o calor, como a maioria dos capixabas, podem sofrer bastante com as baixas temperaturas.

O médico explica que as baixas temperaturas provocam um fenômeno chamado vasoconstrição dos capilares, pequenos vasos sanguíneos que existem sob a pele e chegam aos tecidos mais profundos.

Esses vasos têm uma delgada camada muscular capaz de contrair e relaxar de acordo com a necessidade metabólica ou diante de estímulos externos e internos.

No caso da exposição ao frio, a vasoconstrição ocorre para evitar a perda excessiva de calor e manter a temperatura corporal estável.

Capixabas: vem mais frio por aí!

Frostbite

Entretanto, a falta de proteção adequada às baixas temperaturas pode fazer com que o fenômeno seja tão intenso a ponto de impedir a circulação normal do sangue em determinadas regiões (perfusão tecidual insuficiente), principalmente as mais distantes do centro do corpo.

Em situações extremas, os capilares chegam a congelar – microcristais de gelo podem formar-se em seu interior. Esse evento recebe o nome em inglês de frostbite. As expressões em português que melhor o descrevem são “lesão pelo frio” ou “ulcerações pelo frio”, mas normalmente é usado o próprio termo em inglês.

A melhor maneira de evitar as lesões pelo frio é a prevenção. Por isso, é importante saber reconhecer o problema rapidamente, pelos seus sinais e sintomas.

Hipotermia

Outro problema grave associado à exposição ao frio é a hipotermia, ou seja, a redução da temperatura do corpo ao ponto em que o funcionamento normal do organismo fica prejudicado.

Ela ocorre quando a perda de calor é maior que o que o organismo é capaz de produzir. Considera-se que a hipotermia está instalada quando a temperatura corporal é menor que 35°C.

Varella, explica que as pessoas que apresentam hipotermia leve, ou seja, somente a sensação de frio e os tremores, respondem melhor ao tratamento mais simples: abrigo aquecido e alimentação aquecida.

É muito importante não oferecer bebidas alcoólicas para os pacientes com hipotermia. Apesar de o álcool promover algum grau de vasodilatação periférica e sensação de calor, nessa situação é provável que ele na verdade aumente a perda de calor e agrave o problema.

Com informações do site do Drauzio Varella. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 219

RÁDIO ES BRASIL

Fique por dentro

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA