Nesta quarta-feira (20), três bailarinos capixabas da Cia. Jovem do Balé da Ilha embarcam para o sul do país, para participar do Festival de Dança de Joinville, um dos maiores e mais respeitados no cenário nacional. Karolynne Tristão, Luiza Ramos e Rodrigo Soares se apresentam nas modalidades mais concorridas do evento, das quais participam solistas de todo o Brasil: Variação de Repertório Clássico Junior, Solo Clássico Sênior e Solo Clássico Avançado. O festival segue até o dia 30 de julho.
“É muito emocionante e gratificante ver alunos da escola Balé da Ilha se apresentando em grandes festivais nacionais de dança e conquistando títulos. É a certeza de que estamos no caminho certo, de incentivo a arte e a cultura”, diz Luciana Zanandrea, diretora da Escola Balé da Ilha.
No último mês de junho, a Cia. Jovem do Balé da Ilha também brilhou no festival Passo Arte Minas, realizado em Belo Horizonte. Os capixabas foram vencedores em quatro categorias: Conjunto Avançado com “Vozes”, Trio Avançado com “Entrelugar”, Solo Adulto com “Prelúdio”, apresentado por Luiza Ramos e Duo Adulto com “Folia”. A Cia. também garantiu o segundo lugar em Duo Avançado com “De Passagem” e Solo Infantil com “Brincante” e terceiro lugar nas categorias Solo Adulto com “Tempo”, apresentando por Karollyne Tristão e Solo Avançado Experimento, apresentando por Rodrigo Soares.
Além disso, a capixaba Patrícia Miranda ganhou o Prêmio de Melhor Coreógrafa do Passo de Arte Minas.
Sobre o Balé da Ilha
O Balé da Ilha, sob a direção de Luciana Zanandrea, tem como objetivo a formação técnica e artística do bailarino atuante no mundo contemporâneo, no qual uma personalidade tem que ser investigada e inserida no contexto da dança. O ensino se completa na atenção personalizada às turmas e nos alunos, buscando o potencial que se revela em cada um deles e consolidando a formação de crianças e jovens das mais diferentes camadas sociais.
Prêmios
*Premiação da aluna Paula Rezende no America Youth Grand Prix de NY com Bolsa de Estudos no Sttutgart Ballet Alemanha;
*1º lugar no Festival de Dança de Joinville 2010, com Paula Rezende e a indicação a melhor bailarina do Evento;
*Melhor Grupo do Passo de Arte do ES 2010, com a coreografia “Estudo para uma Dança”, de Patrícia Miranda, além de várias primeiras colocações nas categorias de repertório clássico.