29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Autoridades apoiam reforma eleitoral em encontro com desembargador

Autoridades apoiam reforma eleitoral em encontro com desembargador

Um pedido de ajuda. Foi assim que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, definiu a reunião com parlamentares e autoridades de diversas esferas, realizada nessa segunda-feira (14), na sede do TRE, em Vitória. Em pauta, a necessidade não só de uma reforma eleitoral no Brasil, mas também política, por meio do Programa de Ética e Transparência Eleitoral (Prete).  

A elaboração de um documento com propostas para o novo Código Eleitoral é o objetivo do debate que deverá ocorrer em Vitória em junho. “Chegou a hora de trazer governantes, os poderes legislativo e judiciário e a sociedade para o debate sobre uma reforma capaz de padronizar o processo de eleição, aumentar a transparência, sanar quaisquer problemas e dúvidas no processo eleitoral”, disse o desembargador. De acordo com ele, uma carta com proposta de melhorias na Legislação deverá ser entregue até final de maio aos parlamentares.

- Continua após a publicidade -

Apoio governamental

O desembargador aproveitou a ocasião para entregar o relatório final do Prete em 2010 para os senadores Magno Malta e Ana Rita, representantes do Estado em Brasília. Chamado para falar sobre o tema, Malta bateu na tecla da “normatização” para eleições, cargos e processos administrativos. “Dois não podem ocupar o mesmo espaço. Quando o poder legislativo se omite, é o judiciário que toma o lugar e assume para si uma tarefa que não é dele. Eles devem caminhar juntos, cada um fazendo a sua parte. Pois estamos em um momento ímpar de debater tudo isso. É preciso haver uma normatização, chega de ver um processo em uma cidade não valer no município vizinho. O que vale no Espírito Santo tem que valer até no Rio Grande do Sul”, disse.

Além dos dois, estiveram presentes a deputada federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Rodrigo Chamoun, e o prefeito de Vitória, João Coser.

O presidente da Ales, Rodrigo Chamoun, falou da necessidade de se discutir até mesmo o tempo de mandato. “Temos que estudar se eleições gerais devem ser de quatro em quatro anos ou mesmo a cada dois anos. Isso tem que ser feito, já que não raramente se vê parlamentar negligenciando ou diminuindo a sua atuação em tempos de eleição. E quando o governo não funciona ou está pensando nas próximas eleições, sobra o sofrimento para a população. É preciso quebrar paradigmas”, falou.

O prefeito João Coser também pediu a palavra para dar na esfera municipal, o apoio à proposta de uma reforma política. “Temos muitos desafios pela frente, precisamos discutir isso juntos. É algo que que tem importância nas nossas vidas, no nosso futuro. O debate interessa a toda a sociedade”, analisou.

Fórum

O debate já tem dia e lugar para acontecer: é o Fórum Nacional pela Reformulação da Legislação Eleitoral – que ocorre entre os dias 14 e 16 de junho em Vitória. Segundo o Desembargador, a capital deverá receberá autoridades de todo o país. O apoio político à empreitada já chega a 80%. O evento contará com salas temáticas, indo daquelas só com prefeitos da Grande Vitória até outras com um debate mais amplo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA