Marcos Tavares é membro da Academia Espírito-santense de Letras desde 2011 e já tem planos para publicações futuras
Por Jessica Coutinho
O capixaba Marcos Tavares é um dos vencedores do Prêmio Off Flip de Literatura 2024. O escritor conquistou o quarto lugar na categoria de Crônica com “Por um Fio”, que narra em 30 linhas um episódio criminal em uma barbearia, vivido pelo autor aos 15 anos de idade, e o poema “De liquidez”, em que Tavares adota o alter-ego de um funcionário alcoólatra, que também conquistou quarto lugar na categoria Poesia.
O Prêmio Off Flip de Literatura é um evento paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e reúne escritores do Brasil e do exterior, promovendo debates e encontros literários. Desde 2018, Tavares participa de edições do prêmio, destacando-se em diversas categorias.
Em 2021, suas crônicas “Morte de Cu-sujo” e “Versejadores de banheiro” também foram finalistas, assim como suas obras “Sina suína” e “Eternamente Maria Caiau” em 2022. Na edição de 2023, sua crônica “Tributo ao tri” e o conto “Amor, fraterno amor” obtiveram reconhecimento na premiação.
O autor também participou de antologias como Amazônia, Cordel e Rede, e tem uma longa trajetória de conquistas em diversos concursos.
Recentemente, ele foi premiado com o 1º lugar na antologia Natal, do Selo Off Flip, e garantiu o 1º e 2º lugar na antologia Tchê, com crônicas e poemas que exploram temas regionais e filantrópicos. Além de suas premiações, Tavares é membro da Academia Espírito-santense de Letras desde 2011 e possui dois livros reeditados: “No escuro, armados” (contos) e “Gemagem” (poemas).