21 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro, 2020

O e-mail marketing não morreu e está melhor do que você imagina

Mais Artigos

Oratória para Empreendedores – Uma poderosa ferramenta para vender ideias!

A forma do empreendedor se expressar é fundamental para o marketing pessoal e de relacionamento

O que as empresas de sucesso podem ensinar para a sua vida

A principal qualidade das empresas, a partir da qual se permite o crescimento quase que ilimitado dos negócios é a organização e o método

compras

 

Veja como pode ser fácil ativar clientes e aumentar as suas vendas com envios regulares de e-mail marketing sem fazer muito esforço

Por Antônio Carlos Nogueira

Quantos e-mails você recebe por dia? São tantos que é difícil responder. Segundo a MarketingLand, todo mês cerca de 1,38 milhões de e-mails são enviados.  Mas se tanta gente insiste em dizer que o e-mail marketing morreu e que ele não dá resultado, por qual motivo a sua caixa de entrada continua cheia?

A resposta é simples: Sim, o e-mail marketing funciona muito bem.

Claro que você não vai apenas enviar e-mail e deixar todo o resto de lado. O e-mail é uma importante ferramenta para o seu negócio e deve estar alinhado com as demais ferramentas que serão utilizadas na sua estratégia de marketing.

Existem estratégias que levam o cliente para receber ofertas ou lançamentos especificamente por e-mail. Um grande exemplo é a Black Friday. Em campanhas como essas as marcas prometem ofertas exclusivas enviadas apenas para o e-mail dos interessados. Quem recebe o e-mail é ativado ao receber uma oferta realmente interessante ou mesmo um cupom de desconto exclusivo para este segmento de clientes.

72% dos consumidores preferem receber comunicações de marcas por e-mail. Eles dizem que este é o melhor canal para isso — MarketingSherpa.

Mesmo que o cliente não compre diretamente pelo e-mail, indo da caixa de entrada até o check out, é possível rastrear o comportamento de visita ao site logo após ele ter aberto o seu e-mail. As principais ferramentas de automação de e-mail marketing mostram o momento exato em que o seu cliente abriu o e-mail que você enviou e clicou na oferta que você preparou para ele.

Um importante canal de vendas

Entre todos os pontos de contato do seu negócio com o cliente, o e-mail e o seu site são os principais.

Mas o site tem a desvantagem de não ser proativo como o e-mail é. Com o e-mail você “bate na porta” da sua audiência e com a vantagem da base ser sua. A lista de e-mail é um ativo essencial para as empresas.

As redes sociais digitais são ótimas para engajar, mas você está construindo algo em um “terreno alugado” e com um contrato que pode mudar a qualquer momento, sem você ser consultado. As ferramentas vão morrendo e isso é natural. Cedo ou tarde aparecem novas mídias e o seu público vai migrar. A consequência é um perfil lotado de seguidores fantasmas.

Com o e-mail isso é diferente. Claro que você precisa atualizar os seus contatos continuamente. Você pode oferecer algo em troca para isso, como um brinde ou um cupom de desconto que faça sentido.

Automatizando o processo

Vários fluxos de comunicação por e-mail podem e devem ser automatizados para dar agilidade ao seu processo de comunicação e de venda. Com a automação você consegue impactar o cliente no momento certo e quando ele estiver quente, ou seja, pronto para a compra.

Um simples visita ao seu site ou deixar um produto no carrinho é um ótimo momento para enviar um e-mail com aquele oferta matadora, com quebra de objeções e a garantia de um bom negócio. Tudo isso pode ser automatizado com ferramentas como o Mautic.

Com o Mautic é possível automatizar seus e-mails com várias campanhas diferentes e ainda vincular o disparador com o seu site, para entender melhor o comportamento dos visitantes e até mesmo disparar mensagens em formato de push ou exit page.

Claro que colocar tudo para rodar exige esforço e muito trabalho. Com o tempo você vai perceber que todo esse trabalho inicial deixará tudo mais simples e fácil de administrar.

Por ser multicanal, o Mautic integra ferramentas de SMS e disparo de mensagens de WhatsApp, aumentando consideravelmente as chances da sua mensagem chegar ao seu público e ser assertiva.

E não precisa pensar que é preciso ter uma empresa de grande porte para implementar a automação. Na verdade, o quando antes você começar mais fácil será escalar o seu negócio.

Antônio Carlos Nogueira é Profissional de Marketing e Comunicação com mais de 15 anos de experiência. Apaixonado por estratégia, comportamento do consumidor, alucinado por Marketing Digital e fã incondicional de automação de Marketing

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 181
Continua após publicidade

Fique por dentro

Guedes volta a enfatizar necessidade de acelerar privatizações

"No primeiro ano em meio de governo fizemos nosso dever de casa e agora vamos fazer um road show de investimentos", completou o ministro

Guedes: estamos próximos de assinar acordo com EUA para evitar dupla taxação

Segundo o ministro, as novas reformas e novas fronteiras de investimento em diferentes setores possibilitarão o crescimento

Guedes diz que pode desistir de imposto sobre transações digitais

"A Febraban é que mais subsidia e paga todos os economistas brasileiros para dar consultoria contra esse imposto", afirmou Guedes

Rebanho bovino alcançou 214,7 milhões de animais em 2019, afirma IBGE

O Estado de Mato Grosso manteve a liderança na criação de gado, com 31,7 milhões de cabeças, o equivalente a 14,8% do rebanho nacional

Vida Capixaba

Disque-Denuncia completa 19 anos de existência

O Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) completou 19 anos de existência e auxílio no trabalho policial no Espírito Santo.

Premio Inoves tem o maior número de inscritos em dois anos

O Inoves, uma premiação de Gestão Pública, registrou o maior numero de inscritos desde o ano de 2018.

Instituto capixaba investe 1 milhão de reais em startups

Os futuros empreendedores capixabas serão contemplados com o investimento de R$1 milhão, para quem deseja abrir seu próprio negócio.

Um dia No Parque

O parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, está participando do Festival um Dia no Parque.