18.8 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Aumenta confiança dos empresários do comércio capixaba

Investimentos, contratações e estoques avançaram 4% em comparação a junho de 2023

Por Redação

A confiança dos empresários do comércio capixaba voltou a subir. É que o mostra o relatório Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC), divulgado pelo Connect Fecomércio-ES. O mês de junho registrou um crescimento de 0,6%, atingindo 107,7 pontos. 

- Continua após a publicidade -

Este é o segundo menor índice desde junho de 2021, mas ainda indica um nível de otimismo, pois valores acima de 100 pontos são considerados positivos. Apesar do aumento em relação ao mês anterior, houve uma queda de 3% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Expectativas 

As expectativas futuras dos empresários também mostraram uma queda. Houve uma redução de 1,3% em relação ao mês anterior e de 4,3% em comparação com junho de 2023, fechando o mês com 130,5 pontos. Apesar dessas quedas, o subíndice continua a indicar otimismo, mantendo-se acima dos 100 pontos.

Um dos pontos positivos do relatório é o subíndice de investimentos, contratações e estoques, que avançou 4% em relação ao mês anterior, alcançando 108,1 pontos. Contudo, em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma leve queda de 0,5%. Este aumento no subíndice indica uma disposição dos empresários em investir e contratar, mesmo em um cenário econômico incerto.

Desafios 

A incerteza econômica, especialmente em relação à taxa Selic, à inflação e às contas públicas, tem impactado a percepção dos empresários. A manutenção da Selic em 10,5% pelo Banco Central contribui para um mercado de crédito mais restrito, o que dificulta investimentos maiores.

Moacyr Artemes Menegatti Júnior, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Colatina, destacou em entrevista: “O café está em alta aqui na minha cidade e região. Isso é bom para a gente. O café em alta beneficia diferentes segmentos do comércio, como veículos e máquinas em geral. Então, com o dinheiro entrando na cidade e região dá para investir pesado.”

Novo mercado

José Antonio Pupim, Presidente do Sindilojas Cariacica, comentou sobre os novos hábitos de consumo: “A pandemia obrigou as pessoas a ficarem em casa e criarem o hábito de compras online. Vejo empresas investindo mais em lojas online e em sistemas de compras para enfrentar os preços do mercado. É fundamental que os lojistas se adaptem a esse novo mercado, aproveitando as redes sociais para alavancar vendas e trazer clientes para as lojas físicas.”

Os resultados do ICEC em junho refletem um cenário misto, com sinais de otimismo em algumas áreas, mas também com desafios significativos. A confiança dos empresários capixabas se mantém em um nível positivo, mas a cautela é necessária diante das incertezas econômicas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA