23.9 C
Vitória
domingo, 19 setembro, 2021

Aumenta a procura por vacina da gripe; saiba como se vacinar

Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza, em abril deste ano, julho é o mês de maior procura pela imunização contra a gripe no Espírito Santo.

Por Munik Vieira

Das pouco mais de um milhão de doses aplicadas, 88,7% foram somente neste mês.

Os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde, apontam que, de abril a junho, o Estado já havia aplicado 122 mil doses. Em julho, até o início da tarde dessa terça-feira (27), a Secretaria da Saúde (Sesa) contabiliza quase 968 mil doses aplicadas. Além disso, com a intensificação das estratégias municipais para a garantia da imunização capixaba, o Espírito Santo apresenta uma cobertura vacinal de 53%.Dos 78 municípios do Estado, 19 já apresentam cobertura de mais de 80%.

Em relação aos públicos-prioritários, a cobertura vacinal é de 69,4% para crianças; 67,8% para gestantes; 70,2% para puérperas; 61,7% trabalhadores da saúde; 99,3% indígenas; 59,7% idosos; e 47,2% para professores.

Como se vacinar

Toda a população com idade acima de seis meses, além dos grupos prioritários, precisam procurar o serviço de saúde do município onde mora. Todos os municípios informam quando poderá ser vacinado ou tiver agendamento em aberto. Vale ressaltar que, segundo especialistas, a vacina da gripe é uma medida que ajuda a reduzir a circulação dos vírus respiratórios e é muito importante neste momento de pandemia da Covid-19.

Em Cariacica, além das unidades de saúde, a aplicação da vacina contra a Influenza está sendo aplicada aos passageiros com mais de 12 anos que utilizam o Terminal de Campo Grande. Não é preciso agendar. O ponto ficará disponível perto da biblioteca do Transcol, dentro do terminal, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A ação segue até o dia 6 de agosto.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade