27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Atividades culturais movimentam a Expotur 2010

Os sons capixabas podem vir da casaca, da concertina e até do trombone. A dança recebe influências italiana, alemã e pomerana. O Espírito Santo é Congo, Jongo, Ticumbi, Reis de Boi, Pastorinhas, Alardo, tem também o Boi Pintadinho. Tamanha diversidade do folclore se encontrará durante o 6º Salão de Turismo e 1º Salão de Artesanato do Espírito Santo – Expotur 2010, até o dia 21 de março, no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, Vitória.

A inserção de atividades culturais na Expotur é uma forma de fazer com que a população participe, conheça e prestigie as manifestações folclóricas presentes no Estado. O evento, que tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e também conta com a parceria da Cultura (Secult).

- Continua após a publicidade -

Durante o final de semana, as atividades culturais acontecem em intervalos de uma hora ao longo do dia, a partir das 10 horas. As apresentações serão realizadas tanto no palco, como também pelos corredores da feira, em forma de cortejo.
Em um mesmo espaço, será possível conhecer o Reis de Boi, folguedo de origem bíblica que comemora o nascimento de Jesus; o Jongo, dança cantada precursora do samba; o Congo, com a apaixonante mistura de sons de tambores, caixas, cuícas, chocalhos e casacas; a Folia de Reis, com seus palhaços; o Boi Pintadinho, tradicional de Muqui; os bons exemplos das influências européias como os grupos de danças, que promovem as melhores tradições italianas, pomeranas e alemãs; enfim o público poderá encher a alma de sons e de gestos que demonstram o jeito capixaba de ser.

Núcleo do Conhecimento: debate aberto à população

A Expotur 2010 terá uma área também para debates que visam o intercâmbio de experiências e ideias entre estudantes, representantes do mercado e da gestão estadual. As principais reflexões serão sobre os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos. Essa troca de informações acontecerá no Núcleo de Conhecimento.
O objetivo é pensar em estratégias de atração de turistas e de renda, fomentando a discussão entre os diversos atores da sociedade. Algumas palestras do ciclo de debates são abertas ao público. Porém, para participar é necessário fazer a inscrição pelo site www.expotur-es.com.br. Lá você encontra ainda a programação completa dessas atividades.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA