Evento acontece entre os dias 5 e 8 de novembro e promete movimentar a agroindústria capixaba
Por Redação
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai sediar, entre os dias 5 e 8 de novembro, a primeira edição da Feira da Agroindústria Capixaba, evento que reunirá produtores rurais, especialistas e instituições do setor. A feira terá exposições de produtos, palestras, workshops e rodadas de negócios, além de debates sobre temas como cooperativismo e a regularização de pequenas agroindústrias.
Organizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) ,Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Universidade Federal o ES (Ufes) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a abertura oficial acontece no dia 5 de novembro, às 18h, com a palestra de João Carlos Leite, fundador da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), de Minas Gerais. Ele abordará o tema “Cooperativismo de Crédito como Agente de Desenvolvimento Local”.
Outro destaque do evento será o minicurso “Derivados do Café com Chocolate”, ministrado pela instrutora Kelly Cristina Alves Feitosa, do Senar-ES, no dia 6 de novembro.
A feira promete ser um importante marco para o desenvolvimento da agroindústria capixaba, oferecendo capacitação, visibilidade e oportunidades de negócios para os pequenos produtores do estado. O evento é aberto ao público, mas as vagas para workshops e minicursos serão limitadas. As inscrições serão abertas em breve.
Oportunidade para pequenos produtores
Segundo a secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, a feira surgiu a partir do contato direto com pequenos produtores rurais, que expressaram a necessidade de regularização de suas agroindústrias. A iniciativa faz parte do Projeto Arranjos Produtivos, que já presta consultoria a 64 agroindústrias em 20 municípios do Espírito Santo.
Joelma explica que o evento busca oferecer oportunidades de capacitação e melhoria das vendas para os pequenos produtores: “O número de agroindústrias no estado é altíssimo, e nosso objetivo é fornecer suporte para que eles se qualifiquem, ampliem suas vendas e movimentem o comércio local”.
A subcoordenadora do Arranjos Produtivos, Alessandra Vasconcelos, ressalta que a feira será uma oportunidade para os produtores exibirem seus produtos e realizarem negócios. A rodada de negócios, organizada pelo Sebrae, será um dos momentos mais aguardados, proporcionando a interação entre produtores familiares e empresários de diversos setores.
Programação da Feira da Agroindústria Capixaba:
- 5/11 – Abertura
18h: Abertura oficial
18h30: Palestra “Cooperativismo de Crédito como Agente de Desenvolvimento Local” com João Carlos Leite (Aprocan-MG)
18h às 21h: Exposição de produtos das agroindústrias - 6/11 – Workshops e palestras
9h: Palestra “Marketing Agro: Conquistando mais Valor e Visibilidade”, com Higor Pinheiro
10h30: Mesa-redonda “Estratégias de Agregação de Valor – Selo Arte, Indicações Geográficas e Marcas Coletivas”
13h: Oficina “Boas Práticas de Fabricação de Alimentos”
14h: Rodada de Negócios – Sebrae
13h às 17h: Minicurso “Derivados de Café com Chocolate” - 7/11 – Capacitações
8h às 12h: Minicurso “Pães e Pizzas”
9h: Palestra “Qualidade de Leite e Derivados”
10h30: Oficina “Produtos de Panificação” - 8/11 – Encerramento
8h às 12h: Minicurso “Dietas Especiais”
9h: Palestra “Cenário Nacional de Produção de Alimentos”
10h30: Oficina “Kefir de Água”
13h às 17h: Minicurso “Pães e Biscoitos”
18h: Encerramento oficial