O castanho, o loiro, o cobre, e inclusive os fios brancos estão em alta, mas em versões mais ousadas, cores e tons que fazem o maior sucesso
Por Wesley Ribeiro
Com a chegada do inverno, há quem diga que se pode sair mais chique de casa vestindo casacos, botas, acessórios e usando perfumes de impressionar por onde se passa. A estação mais fria do ano é época para abrir o guarda-roupas e seguir as dicas de Miranda Priestly, personagem do filme O Diabo Veste Prada.
Mas além do vestuário, a estação também trouxe cores que estão fazendo a cabeça delas e deles. Então, vamos lá! Para conhecer essas cores e não errar na escolha, ES Brasil entrevistou com exclusividade o Hair Stylist, Beto Miranda, que atua há mais de 15 anos com cortes e colorimetria.
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“As cores que tem feito a cabeça delas, e também deles, é o castanho iluminado, o loiro em tons como o amanteigado, o branco, que as mais maduras estão assumindo cada vez mais, e cobre que está sempre em alta”, explica o especialista.
Ele explica que, a partir de R$300, é possível obter tonalidades incríveis para as madeixas. Além, é claro, da manutenção para manter essas cores impecáveis.
Castanho
O Hair Stylist relembra que os cabelos castanhos são os mais comuns no Brasil. No entanto, nesta estação o moreno vem iluminado, com mechas em tons de marrom e dourado. A diva do pop, Beyoncé, por exemplo, é uma adepta do castanho iluminado.

“O castanho iluminado é a cor da mulher empodeirada. Ele é mais escuro na raiz e vai clareando nas pontas. Geralmente, a manutenção é mais fácil e acessível. A cor cai bem em diversos tons de pele e a luz que o cabelo recebe tem que dialogar com a pele, mas também com a própria escolha do cliente”, explica Miranda.
Loiras
O loiro é aquela cor que nunca sai de moda, segundo ele. “Mas diferente do passado, o loiro que está fazendo a cabeça delas hoje tem tons dourados, caramelo e bege. O loiro amanteigado também caiu nas graças das capixabas, inclusive das famosas”, reflete.

Miranda explica que esses tons de loiro combinam com mulheres mais ousadas, que não se intimidam em serem admiradas. As mulheres de cor parda também podem ousar, especialmente nas mechas do ombré hair, que são feitas a partir da altura das orelhas e o clareamento até as pontas é mais suave, quase sempre em um efeito degradê.
“Essa cor requer mais cuidado e as adeptas precisam utilizar uma linha de manutenção para cabelos quimicamente tratados. Até mesmo a água que está usando em casa, por causa do cloro, pode prejudicar a cor. O ideal é visitar o salão com mais frequência para fazer matização da cor”, aleta.
Cobre
Outra cor que segue em alta é o cobre. No entanto, nos tons mais sutis. A técnica é deixar a raiz mais escura e as pontas mais claras. Geralmente, o cobre combina com as personalidades mais ousadas e empodeiradas.

“E atenção! É preciso usar shampoo de manutenção próprio para cabelos coloridos para evitar perder a cor. Também é importante fazer uso de um matizador que tem PH mais equilibrado”, ressalta.
Brancos
Quem também está fazendo a cabeça das mulheres é o branco. Mirando explica que as mulheres com idade acima dos 45 anos estão muito mais à vontade e assumindo os fios brancos.

“O truque é fazer mexas inversas que dá aquele efeito de grisalho ou manter com platinado ou prateado. Muitas famosas estão aderindo. E fica a dica: como o cabelo branco é mais poroso, requer produtos específicos para cabelos mais maduros e é sempre importante ficar de olho na manutenção”, ensina.
Confiança

MB Studio Hair & Company, na Serra. Atua há mais de 15 anos com cortes e colometria – Foto: Acervo Pessoal
Agora, sobre os cortes e tamanhos de cabelo, Beto Mirando, que está à frente MB Studio Hair & Company, na Serra, explica que se trata de uma questão muito pessoal. Os clientes precisam ficar à vontade para escolher.
Escolher um profissional que possa oferecer uma consultoria também é importante.
“Sempre gosto de explicar os procedimentos para os clientes. Porque não é só uma questão de cor. Trata-se da saúde dos cabelos e da autoestima das pessoas. Ara aderir a essas cores é preciso fazer um tratamento antes, durante e depois do procedimento. É preciso confiar no profissional”, reflete.
Beto Mirando comenta ainda que as cores também estão fazendo a cabeça deles. “Estamos no século 21. Os homens estão muito mais à vontade com cores, cortes e alisamentos. Portanto, as dicas valem também para eles.”
E falando neles, o Brasil já representa 13% das vendas mundiais de produtos de beleza masculinos, que somaram U$49,5 bilhões em 2017, consolidando a segunda posição no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos, que detêm 18% de participação, mais de duas vezes o alcançado pelo terceiro colocado, a Alemanha, com 6%. Os dados são do Euromonitor, provedor de pesquisa de mercado.