27.7 C
Vitória
segunda-feira, 20 DE janeiro DE 2025

Artistas capixabas participam da Jornada de Dança em Salvador

Marcelo Oliveira e Augusto Boaventura foram selecionados para participar da 14ª edição do evento, que acontece entre os dias 13 e 17 de novembro

Dois artistas de São Mateus, Marcelo Oliveira e Augusto Boaventura, foram selecionados para participar da 14ª Jornada de Dança da Bahia, que ocorre em Salvador entre quarta-feira (13) e domingo (17). O evento reúne artistas e profissionais da dança para intercâmbio cultural e apresentações de diversos países, como Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Alemanha e Malásia.

Os dois representam o Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais e a Saravá Produções, ambas instituições artísticas localizadas na periferia do bairro Cacique, em São Mateus. A ida dos artistas tem como objetivo ampliar suas experiências e estabelecer contatos com profissionais reconhecidos mundialmente.

Marcelo Oliveira é conhecido por sua pesquisa em dança que explora aspectos autobiográficos ligados à saúde mental, processos de luto e transformação social. Seus trabalhos já foram apresentados na Argentina, Reino Unido e Estados Unidos, consolidando sua trajetória no cenário internacional.

Augusto Boaventura, artista e produtor cultural, é gestor da Saravá Produções, coletivo que promove iniciativas culturais afrodiaspóricas no norte do Espírito Santo. Ele também integra o 1º coletivo de pernaltas de São Mateus e participa dos espetáculos “Awure Capixaba” e “Filho do Som”.

- Publicidade -

Sobre a Jornada de Dança

A 14ª Jornada de Dança da Bahia, que acontece desde 2005, é um evento de grande relevância que promove o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre profissionais da dança, além de oferecer debates artísticos e pedagógicos e capacitação para dançarinos e professores. Este ano, a programação está inspirada no tema “Meu Corpo é o Templo da Minha Arte”, que celebra o corpo como um meio de expressão e conexão com o sagrado.

Um dos destaques da edição é a Residência Artística Internacional “Luto em Movimento: Resiliência, Memória e Identidade”, realizada no Museu de Arte da Bahia (MAB). Conduzida pelos artistas Igor Meneses (Brasil/Alemanha) e Paula Pau (Malásia/Alemanha), a residência propõe uma investigação sobre o luto coletivo e suas implicações políticas e catárticas. Vinte artistas locais participarão dessa experiência criativa, cujo resultado será apresentado na Mostra Artística no domingo, às 20h, na Sala do Coro.

LEIA MAIS

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -