Rodrigo Dutra criou 35 troféus para premiação, com a qual colabora pelo segundo ano consecutivo
Por Mariah Friedrich
O artista plástico capixaba Rodrigo Dutra assina pelo segundo ano consecutivo os troféus do prêmio Portos + Brasil 2024, realizado na próxima quarta-feira (7), pela Secretaria Nacional de Portos. Pelo segundo ano consecutivo, o artista plástico capixaba Rodrigo Dutra assina 35 troféus da premiação, que avalia os portos organizados e terminais de uso privado com base no o Indicador de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP).
As obras foram criadas com base na obra de arte produzida pelo artista e exposta na sede da Secretaria Nacional dos Portos, em Brasília. O troféu principal pesa 12kg e possui quatro camadas de inox e base em madeira maciça cuja estrutura fundamental lembra a proa do navio.
“Para a composição deste prêmio me inspirei no universo portuário, com os seus navios, guindastes, transporte rodoviário, força humana, decupando a imagem de forma a proporcionar a sensação de movimento das ondas”, explica o artista.
Outra criação de Rodrigo Dutra é a representação de uma extensa área portuária brasileira nas cores azul, verde e amarelo, simbolizando o Governo Federal, mais o acréscimo do vermelho que é a cor do setor portuário, feita em MDF, com cerca de 2 metros de comprimento. A obra ficará exposta na sede do Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília.
O Prêmio Portos + Brasil reconhece o desempenho financeiro, administração portuária e transparência dos portos organizados e terminais de uso privado (TUPs), avaliados em 35 categorias com base no Indicador de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP).
Para este ano, a premiação inova com a entrega de um troféu especial para porto melhor colocado na categoria Ranking IGAP, troféu itinerante feito em aço que deverá ser repassado ao mais bem colocado do próximo ano e assim sucessivamente.
Outra novidade desta 5ª edição é a Categoria Igualdade de Gênero, inclusão solicitada pela secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori. Serão premiados os portos que contarem com a maior participação de mulheres em seu quadro de colaboradores e nos cargos de gestão.