28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Arte contemporânea inédita no Estado apresentada na Casa Cor ES

Arte contemporânea inédita no Estado apresentada na Casa Cor ES

O Lounge das Artes tem obras de 21 artistas entre pinturas, aquarelas, esculturas e outras expressões artísticas

A Matias Brotas Arte Contemporânea, que já trouxe importantes nomes da arte contemporânea para o Estado, ocupa pela primeira vez um ambiente na mostra Casa Cor 2013. O “Lounge das Artes”, localizado em frente a praça de eventos, tem dois grandes diferenciais: comercializa todas as obras em exposição e ainda realizará eventos como lançamentos de livros e o lançamento do primeiro Clube de Colecionadores do Estado.

- Continua após a publicidade -

O ambiente oferece ao publico pinturas, aquarelas, esculturas, gravuras, entre outros suportes além de uma “petit bookstore” com títulos importantes de arte, arquitetura e desing. O Lounge das Artes foi pensando para provocar emoção e aguçar os sentidos de quem visitar o ambiente. Foi desenvolvido um cheiro especial com notas de vitória-régia e açaí para aguçar o olfato, iluminação especial, projetada com orientação do badalado light designer Maneco Quinderé e pelas arquitetas Tatiana Coutinho e Roberta Vilela.

A exposição criada especialmente para o espaço, com curadoria de Sandra Matias e Lara Brotas vai reunir variadas obras de 21 artistas, sendo a maioria das peças inéditas no Estado. A seleção de obras inclui esculturas, pinturas, desenhos e fotografias.
Logo na entrada do ambiente uma obra chama a atenção, o “Ralo”de Vanderlei Lopes (foto), obra inédita no Estado, mexe com as noções tradicionais de escultura. Por um instante, e de modo irônico, o trabalho parece realmente “drenar” o ambiente a sua volta, ao limiar de seu desaparecimento. Uma peça que chama a atenção de colecionadores e de curiosos. Impossível não notar e se encantar.

Esculturas dos artistas Paulo Vivacqua, Luiz Philippe, Vilar, Ana Holck, Regina Rodrigues também fazem parte da mostra. Já dentre as pinturas selecionadas, destacam-se os trabalhos de Rosa Oliveira, Shirley Paes Leme, Raphael Bianco, Manfredo de Souzanetto e Fernando Augusto.

A grande novidade da galeria é apresentar a fotografia como linguagem visual. Suporte ainda não muito explorado no Estado, e que vem ganhando a cena da contemporaneidade. Dentre os artistas selecionados podemos citar Orlando da Rosa Farya, Felipe Araujo e Renan Cepeda.

Clube dos Colecionadores
O primeiro Clube de Colecionadores do Espírito Santo é uma oportunidade para iniciar uma coleção ou incrementar uma já existente, uma alternativa para amantes das artes adquirirem obras com condições facilitadas para pagamento.

A primeira edição do clube, com curadoria de Almerinda Lopes, será lançada no “Lounge das Artes” no dia 28 de agosto. Na ocasião a curadora irá apresentar a produção dos 4 artistas selecionados, assim como as obras produzidas exclusivamente para a primeira edição. Dentre os suportes, aquarela, serigrafia, escultura e fotografia, todos com a tiragem de 30 exemplares, o que garante maior valor as obras.

A adesão ao clube confere aos associados, além da oportunidade de adquirir obras por preços e condições atrativos, benefícios como participações em palestras com curadores e artistas, descontos nas próximas edições e ainda uma aproximação e conhecimento da produção contemporânea.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA