Prefeito e candidato à reeleição em Vila Velha, Arnaldinho Borgo comemorou desenvolvimento do município e comentou sobre “disputa” para vaga de vice
Por Robson Maia
Durante um evento de anúncio de investimentos do setor privado no município de Vila Velha, Região Metropolitana, o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) analisou o momento de transformação da cidade. O gestor ponderou sobre os avanços econômicos e sociais ao longo da gestão, além de comentar sobre a composição da chapa na tentativa de reeleição nas eleições municipais.
De acordo com o parlamentar, o cenário na cidade canela-verde era impróprio para investimentos no início de seu mandato. Segundo ele, além das burocracias para a iniciativa privada, o município não era atrativo em diversos aspectos, de acordo com indicadores sociais e econômicos.
“Quando a gente chegou na cidade de Vila Velha, era uma cidade enferrujada. Hoje é uma cidade pujante, que disputa os primeiros lugares em todos os indicadores de desenvolvimento, principalmente os indicadores de desenvolvimento econômico. Sempre foi um desafio desde o primeiro dia que nós assumimos a gestão pública na cidade”, comentou o gestor.
“Nós tínhamos empresários insatisfeitos, que sempre falavam que a prefeitura era uma dificuldade em todos os sentidos e que era um atraso na vida de quem queria empreender em Vila Velha. Por esse motivo, sempre foi um desafio e aqui vocês veem dados auditados pelo Sebrae, que a gente saiu de 2021 de 4.8 (nota) em ambientes de negócios e hoje nós estamos em 9.8, sendo a cidade diamante pelo Sebrae. De 78 municípios, 7 estão entre os diamantes, e Vila Velha é uma delas. Então esse é o avanço que nós já entregamos para a cidade de Vila Velha”, comemorou Arnaldinho.
O gestor comentou sobre o anúncio de investimento e revitalização do Shopping Praia da Costa, uma das principais galerias comerciais e administrativas do município. De acordo com o grupo que gere o espaço, serão investidos cerca de R$ 36 milhões em um projeto de modernização do local.
Segundo Arnaldinho, as ações da iniciativa privada no município não são meras coincidências. O gestor aponta que o investimento está ligado diretamente ao poder aquisitivo da população do município, que tem crescido.
“Vila Velha é a cidade que tem o maior poder de consumo do estado do Espírito Santo. Se vocês pensam que os nossos investidores do shopping que estão aqui, estão investindo porque Vila Velha é simplesmente uma cidade bonita, não, é porque Vila Velha tem uma capacidade de consumo gigantesca e eles sabem muito bem disso e estão se colocando no mercado para conseguir pegar uma fatia muito boa desse mercado”, frisou Arnaldinho.
Sobre os planos para a composição da vaga de vice-prefeito nas eleições municipais, Arnaldinho não cravou o nome, mas elogiou dois dos nomes especulados recentemente. O presidente da Câmara de Vila Velha, Bruno Lorenzutti (MDB), e o ex-secretário de Planejamento, Cael Linhalis (PSB), são os considerados favoritos.
“Existem conversas do partido com vários nomes. Sou grato ao Lorenzutti que caminhou comigo, quando poucos acreditavam (em uma vitória em 2020), mas também tem o Cael, que é pai do meu ex-vice-prefeito e hoje deputado federal, Dr. Victor Linhalis (Podemos), que é uma pessoa muito profissional, da minha relação. Os dois são pessoas maravilhosas e a cidade vai ficar muito bem com quem for”, apontou o prefeito.