Pesquisa eleitoral aponta reeleição de atual prefeito Arnaldinho Borgo com ampla margem sobre adversários
Por Robson Maia
O atual prefeito e candidato à reeleição em Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), lidera todos os cenários eleitorais no município canela-verde. É o que aponta a pesquisa pré-eleitoral da Futura, divulgada nesta sexta-feira (13).
Confira os resultados anteriores da pesquisa eleitoral de Vila Velha
O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, antes do registro final das candidaturas. Ao todo, foram realizadas 500 entrevistas por telefone assistido por computador, com eleitores de 16 anos ou mais. De acordo com a Futura, a pesquisa tem margem de erro de 4.4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-03957/2024.
No cenário espontâneo, em que os eleitores indicam sua preferência sem que sejam informados os candidatos, o candidato do Podemos lidera com 75,6%, com ampla margem sobre o segundo colocado, Coronel Ramalho (PL), que tem 6,7%. João Batista Babá (PT), é o terceiro, com 1,1%, seguido por Gabriel Ruy (Mobiliza), com 0,1%, assim como Maurício Gorza (PSDB), com 0,1%.

Nicolas Trancho (Psol) não pontuou, outros candidatos foram mencionados por 1,1%, brancos e nulos são 2,6% e os indecisos são 13,6%.
Já no cenário estimulado, em que os eleitores são informados dos candidatos envolvidos no pleito, Arnaldinho amplia a liderança pela Prefeitura de Vila Velha. O atual prefeito atinge 79% das intenções de voto, enquanto o Coronel Alexandre Ramalho chega a 10,7%. Babá totaliza 1,6%, enquanto Gabriel Ruy chega a 0,3%. Nicolas Trancho (Psol) e Maurício Gorza (PSDB) fazem ambos 0,2%. Brancos e nulos são 2,6% e os indecisos chegam a 5,5%.
O estudo simulou ainda cenários de segundo turno. Arnaldinho venceria todos os candidatos com folga. No confronto contra o ex-secretário de Segurança Pública, Arnaldinho teria 82,8%, enquanto Ramalho alcançaria 13,4%. Indecisos seriam 2,1% e os nulos e brancos, 1,8%.


Já no cenário em que enfrentaria Babá, Arnaldinho Borgo chegaria a impressionantes 89,1% dos votos. O petista teria apenas 4,0%. Brancos e nulos seriam 5,0% e os indecisos, 2,0%.
Contra Maurício Gorza, o atual gestor seria eleito com 84,7%, ante a 5% do tucano. Brancos e nulos são 5,6% e os indecisos são 4,7%.