Prefeito reeleito Arnaldinho Borgo fez promessas em posse e falou novos projetos para o município
Por Robson Maia
O prefeito reeleito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, do Podemos, tomou posse na tarde desta quarta-feira (1), no Centro de Convenções do município, e fez promessas para o novo mandato. O gestor afirmou que pretende interligar toda a orla de Vila Velha, com calçadão da Praia da Costa a Ponta da Fruta.
Durante o discurso, Arnaldinho mencionou o crescimento do município ao longo dos últimos quatro anos e chamou a atenção para os diversos investimentos em obras de macrodrenagem, geração de renda, além de avanço de direitos sociais.
O gestor destacou a inauguração da Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, prevista para o dia 18 de janeiro, além da inauguração de novas estações de tratamento de esgoto.
Entre os principais projetos para o novo mandato está a interligação de toda a orla de Vila Velha. Segundo Arnaldinho, o investimento será responsável pela geração de renda, desenvolvimento do comércio, além de fomentar o turismo no município canela-verde, além do desenvolvimento da mobilidade urbana com ciclovias na região.
Além disso, Arnaldinho se comprometeu com a melhoria de pontos turísticos, como o Morro do Moreno, e em resolver o canal na região da Praia da Costa, uma antiga demanda dos munícipes.


Para o prefeito, a principal pauta para os próximos quatro anos será o investimento na educação e na saúde.
“A prioridade é cuidar dos menos favorecidos, investir na educação, continuar investindo na saúde para que a gente entregue a sociedade o que ela sempre desejou. Já entregamos 10 novas unidades básicas de saúde, vamos inaugurar outras novas unidades de saúde e construir e ampliar outras unidades básicas de saúde para que a gente acabe com o vazio existencial que existia na saúde em Vila Velha”, afirmou Arnaldinho.
Prefeito de olho em ZPEs
Visando a geração de renda e aumentar a arrecadação do município, Arnaldinho mencionou o projeto de trazer as chamadas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) privadas para a cidade.
As ZPEs são áreas de livre comércio com empresas situadas no exterior. O foco deste setor é trazer benefícios para as empresas que trabalham com a produção e comercialização de bens a serem vendidos no comércio externo.
Pode ser considerada como a zona primária para o efeito de controle de desembaraço aduaneiro na exportação. As organizações empresariais que instalam uma ZPE conseguem tratamentos tributários, administrativos e, principalmente, cambiais diferenciados, sem recorrer à offshore para garantir benefícios fiscais.
Recentemente, o Espírito Santo recebeu a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do País, localizada no município de Aracruz, com área total de 50.232 mil hectares.