26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Argentino representa o Espírito Santo no Amapá

O bartender foi campeão da etapa capixaba do Festival ENCHEFES Brasil e se prepara para a edição nacional do evento.

Por Ivi Rafaela

Argentino, da província de Mendonza, mais conhecida como terra do vinho, Jonathan David Piccolo, de 31 anos, se apaixonou mesmo pela alquimia da coquetelaria há 6 anos. E foi a arte de manipular sabores que o trouxe até o Espírito Santo, em 2019. E não demorou muito para que ele se apaixonasse pelas terras capixabas e suas peculiaridades. O encanto foi tão grande, que Piccolo se inspirou em um dos patrimônios imaterial capixaba para um drink histórico na carreira.

- Continua após a publicidade -

As Paneleiras de Goiabeiras foram a grande inspiração para o argentino. “Eu, particularmente, me inspirei nelas porque foi uns dos primeiros lugares conheci quando cheguei ao Brasil. Fiquei impressionado com a história e com a produção das panelas, desde a extração da argila do Vale de Mulembá até a modelagem; especialmente o isolamento, a queima e o açoite que são as etapas que originam a panela de barro.” justifica.

¨As mãos de Goiabeiras¨ foi o coquetel apresentado o “Festival de Coquetelaria Enchefs 2022” do Espírito Santo, sobre o tema Histórias do Espírito Santo. Além do copo de barro para apresentação, o bartender também escolheu produtos capixabas para a produção. “Escolhi duas bebidas capixabas para base alcoólica, o Gin Mar e a cachaça Santa Terezinha”, explica.

O drink também conta com uma nota adocicada, “Fiz um xarope de frutas vermelhas, temperado com cumarú e também com puxuri, uma semente cítrica e refrescante da Amazônia, da família da noz moscada. Ressaltei toques cítricos com suco de limão”, conta Piccolo. Outro toque especial da receita é o suco de abacaxi. “Para lembrar o aroma no momento da queima das panelas, defumei primeiro cozinhei com diferentes tipos de temperos (pimenta rosa, alecrim, pimenta do reino, cravo da índia e laranja desidratada)  durante 2 horas a 170°, depois o defumei com lascas de laranjeiras, durante 7 horas.” E para finalizar, na decoração um chocolate de café com uma compota do restante que ficou do xarope de frutas vermelhas, além das casca de limão siciliano.

Amapá

O Argentino, agora segue para o Amapá para representar o Espírito Santo no Festival Enchefs Brasil – Saberes e Sabores. Essa edição é a primeira que entra coquetelaria.   O evento anual reúne Arena Gastronômica, Feira dos Estados, Fórum Gastronômico Brasileiro, Palestras, Feira Gastronômica e outras atividades) os Chefs Embaixadores, @chefsembaixadores, os Chefs Indicados ao Prêmio DÓLMÃ, @premiodolma, os Coordenadores dos Festivais ENCHEFS Estaduais, Chefs Convidados, Estudantes, Consumidores, Empresários, Gestores de Órgãos e Entidades Públicas e Privadas, Autoridades e Profissionais de diversas áreas, para a socialização e a importante vivência e troca de experiências Culturais, Turísticas, Profissionais e Artísticas, tendo como principal ELO a GASTRONOMIA dos ESTADOS e do BRASIL.

Para custear os custos da viagem, o Bartender está realizando uma rifa na sua rede social. Os prêmios foram doações de empresas parceiras do argentino. Outra forma de angariar os recursos necessários encontrado por Piccolo foi comercializar as geleias que até então ele produzia apenas para as receitas dos drinks autorais. Mais informações de como ajuda-lo, é só entrar nas redes sociais dele (@jonny.piccolo)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA