22.1 C
Vitória
sexta-feira, 3 dezembro, 2021

Arcelor será 1ª empresa capixaba a usar água de reúso de esgoto sanitário

Termo de Compromisso inédito no estado foi assinado pela Arcelor com a Cesan. A produtora de aço vai comprar mensalmente 540 m³/h de água de reúso

Por Samantha Dias

A ArcelorMittal Tubarão será a primeira empresa capixaba a utilizar água de reuso de esgoto sanitário para fins industriais. O Termo de Compromisso inédito no estado foi assinado pela Arcelor com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

A produtora de aço vai comprar mensalmente 540 m³/h (150 l/s) de água de reúso de esgoto sanitário. A aquisição será feita por contrato de 25 anos, podendo ser renovado, reduzindo a demanda da usina pela água captada do Rio Santa Maria da Vitória, disponibilizando, assim, maior volume do recurso para a sociedade. A água utilizada atualmente pela empresa poderá ser usada de outra forma pela Cesan.

Essa ação está integrada ao projeto lançado pelo Governo do Estado, o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para tratamento de esgotos sanitários para fins de reúso industrial, cujo objetivo é firmar parceria com grandes empresas para contratação de um novo sistema de tratamento em substituição ao da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Camburi.

“Essa parceria é um marco na nossa história e na do Espírito Santo. Com a formalização, seremos a primeira empresa capixaba a adquirir água de reúso industrial a partir do esgoto sanitário em grande escala”, explicou o gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da empresa, João Bosco Reis da Silva.

Segundo ele, atualmente 97,7% da água doce utilizada na usina são recirculadas ou reaproveitadas internamente. Além disso, a Arcelor anunciou que dará início à operação, no mês que vem, a uma planta de dessalinização de água do mar, num projeto inédito no Brasil, que produzirá até 500m³/h de água industrial para o seu sistema de água.

Na avaliação do diretor presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael), o projeto é inovador e relevante na gestão dos recursos hídricos. “A circularidade da água representa o seu aproveitamento ao máximo: o sistema coleta o esgoto doméstico e faz o tratamento da água para uso industrial. Isso representa a redução do volume de efluente tratado devolvido ao meio ambiente e, ainda, o aumento da reserva de água potável utilizada para abastecimento humano”, explicou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade