ArcelorMittal inaugura programa de inovação digital

Lançamento do Programa INO.VC (Foto: Renato Cabrini)
Lançamento do Programa INO.VC (Foto: Renato Cabrini)

Programação de abertura contou com a palestra do líder de Inovação Aberta da Renault, Alexandre Grenteski

A ArcelorMittal realizou nesta quinta-feira (28), em sua unidade na Serra (ES), a inauguração do espaço do programa INO.VC, que tem como proposta integrar empregados, parceiros e startups, criando um ecossistema de inovação digital na busca de soluções para unidades de Tubarão (ES), Vega (SC) e Contagem (MG).

Na abertura, o diretor de Finanças, Riscos e Tecnologia da Informação da empresa, Paulo Wanick, revelou que “nós estamos lançando um comitê que vai nos ajudar a trabalhar esses conceitos [de inovação], a trabalhar os desafios que estão por vir, a entender as tecnologias e as soluções”.

Além disso, Wanick detalhou o objetivo do projeto. “É um programa criado para associar as nossas inovações tecnológicas ao ecossistema aqui no Estado do Espírito Santo, abrindo um espaço que a gente possa devotar as soluções tecnológicas ao nosso site Tubarão que representa uma grande parcela da geração de riqueza aqui do nosso estado”.

NOVO ESPAÇO

O lançamento do espaço do programa INO.VC contou com o discurso do presidente da Arcelor Mittal Brasil e CEO Aços Planos da América do Sul, Benjamin Baptista. “Temos uma longa história pautada na inovação, o que era um diferencial competitivo passou a ser um fator de sobrevivência e sustentabilidade”, disse.

Já o coordenador da rede de Inovação Digital da Arcelor Aços Planos, Jardel Ferreira, explicou a importância do local.

“A gente fazia isso de uma forma dispersa e não conseguia unir e explorar a diversidade do ecossistema em prol das nossas soluções, esse processo isolado deixa de existir, e agora a gente passa ter um mundo comum para comunicar as nossas dores, aprender com o ecossistema e ajuda-lo engrandece-lo também”, afirmou o coordenador.

Jardel Ferreira, coordenador da rede de Inovação Digital da Arcelor Aços Planos (Foto: Renato Cabrini)
Jardel Ferreira, coordenador da rede de Inovação Digital da Arcelor Aços Planos (Foto: Renato Cabrini)
INOVAÇÃO ABERTA

O líder de Inovação Aberta da Renault, Alexandre Grenteski, falou durante o evento sobre projeto semelhante lançado esse ano pela marca francesa. “A gente vai para fora dos muros da nossa empresa buscar conhecimentos, tecnologia para resolver problemas”, disse. Além disso, Grenteski falou sobre o processo de maturidade da inovação. “Tudo nasce de uma dor identificada na área de negócio”, afirma.

Também participou do evento Nélio Scheccin, líder da Aratu, uma startup focada no desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos de pesquisa e monitoramento ambiental para áreas mais transversais desde siderurgia, inovação e o aspecto ambiental, descreveu os benefícios do programa.

CONFIRA

 

LEIA TAMBÉM

Findslab: o novo espaço de inovação do ES
Arcelor Mittal alança programa de inovação digital  

Conteúdo Publicitário