24.9 C
Vitória
terça-feira, 22 DE abril DE 2025

Aracruz entrega estação de esgoto de Jacupemba

Serão tratados mais de 2,6 milhões de litros de dejetos por dia na estação. Meta de Aracruz é terminar o ano com mais de 90% do esgoto coletado e tratado

Por Fabio Gabriel

Aracruz dá mais um passo importante no processo de universalização da coleta e tratamento de esgoto. Na última semana foi entregue a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Jacupemba. Ela acontece menos de um mês depois da entrega da ETE Sul, na Sede do município.

A ETE Jacupemba tem capacidade para tratar 2,6 milhões litros de esgoto por dia, beneficiando, inicialmente, cerca de oito mil habitantes, mas, preparada para o crescimento da população até 14 mil habitantes. 

De acordo com o diretor do SAAE, Amadeu Wetler, a obra contempla a construção de dois coletores troncos, construção de uma estação elevatória de esgoto bruto, a maior da localidade, e sua linha de recalque, além da construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) e seu emissário de efluente tratado, que terá capacidade de tratar todo o esgoto da localidade por 20 anos.

“A inauguração da ETE Jacupemba representa muito para a nossa cidade. Assumimos Aracruz com 33% de esgoto tratado e estabelecemos a meta de chegarmos ao final de 2024 com 93% do esgoto coletado e tratado na cidade. Estamos cumprindo esta meta do processo de Universalização do Serviço de Esgotamento Sanitário, na área coberta pelo SAAE, iniciada em 2021. São recursos muito importantes para a saúde e para o meio ambiente que colocarão Aracruz numa posição importante em termos de Saneamento Básico, um orgulho para a cidade”, comentou Wetler.

LEIA MAIS
As indenizações são referentes ao vazamento de uma barragem da Samarco em 2015. Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios/Divulgação Samarco: indenizações continuam, veja quem pode receber - Residentes de 49 municípios têm direito a receber R$ 35 mil, mas ainda não ingressaram na plataforma criada pela empresa para as indenizações 
Estação de Tratamento de Água da Cesan. Foto: Governo do Estado Projeto de R$ 250 milhões prevê utilização de água de reúso pela Vale - Será feita uma avaliação conjunta para viabilizar a utilização da água de reúso proveniente do esgoto sanitário da Grande Vitória na Unidade de Tubarão

Desenvolvimento sustentável

“Essa é uma obra de resgate da dignidade do distrito. A inauguração da ETE é mais um importante passo no desenvolvimento responsável e sustentável de Aracruz. A unidade representa um salto no saneamento da cidade, permitindo a universalização no tratamento de esgoto. Essa estação vai gerar resultados diretos e positivos para a saúde, economia, meio ambiente e crescimento do município”, destacou o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho.

Beto Vieira, vice-prefeito e morador de Jacupemba, destaca que esse é mais um sonho realizado. “É muito gratificante promover melhorias que impactam positivamente na saúde e bem-estar dos cidadãos. A ETE vai proporcionar mais qualidade de vida aos moradores, que agora podem usufruir do sistema público de tratamento de esgoto. Estamos trabalhando com planejamento e investindo em obras importantes para o desenvolvimento sustentável da cidade, com saneamento de qualidade para todos. Só temos a agradecer a Deus e às pessoas que confiaram e confiam em nosso trabalho”.

O prefeito finaliza afirmando que “essa é mais uma vitória e um compromisso cumprido que garante o saneamento básico para todas as famílias de Jacupemba. Essa e as outras ações do governo no distrito mostram nosso compromisso com a população de Jacupemba e da cidade”.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA