24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Aquaviário: Transporte parece mais perto!

Serão quatro estações em três cidades, duas em Vitória, uma em Vila Velha e outra em Cariacica

Por Leulittanna Eller Inoch 

O aquaviário é um pedido antigo dos moradores das cidades de vila velha, vitória e Cariacica. O pedido para a volta do sistema de transporte só aumentou nos últimos anos devido a necessidade de transporte público que não acompanhou o crescimento populacional.

- Continua após a publicidade -

Depois de muitas promessas por partes dos governos municipais em realizar as obras, o governo estadual anunciou o edital de contratação das obras para o aquaviário.

O Investimento máximo é de R$ 6.626.140,87. As empresas interessadas terão até o dia 11 de fevereiro para apresentar suas propostas. A partir daí o vencedor terá 11 meses para executar os trabalhos a contar da ordem de serviço.

A localização

As quatro estações ficarão localizadas na Prainha, em Vila Velha; na Enseada do Suá e Centro, em Vitória; e, em Porto de Santana, em Cariacica. O modal será integrado ao sistema de transporte coletivo (Transcol).

Aquaviário: Transporte parece mais perto!
Localização de onde serão construídos os aquaviários

“O aquaviário é um tema sempre debatido, pois já existiu anteriormente. É um modal que não transporta muita gente, mas dá uma opção a mais ao transporte, podendo melhorar também o fluxo terrestre, atendendo regiões específicas da Região Metropolitana. Por conta de nossa beleza natural, o aquaviário pode se tornar um polo de atração turística. Estamos publicando o edital para construir esses pontos de parada, dando o primeiro passo efetivo. Serão quatro pontos iniciais que vão atender Vitória, Vila Velha e Cariacica. No futuro, vendo a necessidade de utilização, podemos aumentar de acordo com a demanda. Para nós é um momento especial”, afirmou o governador Casagrande.

O projeto

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, deu mais detalhes sobre o projeto. “A implantação do aquaviário também será feita em etapas. Primeiro, desenvolvemos os projetos dos trapiches, que foi uma etapa importante, pois o píer precisa ser muito bem executado para garantir a segurança e a acessibilidade do sistema. Agora, estamos contratando a execução da obra e, ainda este ano, vamos publicar o edital para contratar a operação do sistema”, explicou.

As estruturas vão contar com sala de espera, onde os passageiros vão aguardar o embarque. Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, tipo ponte, que será coberta para o conforto de quem usar o aquaviário. O sistema aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado. O edital e todos os documentos relativos ao processo licitatório estão disponíveis no site da Semobi (www.semobi.es.gov.br).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA