23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Aquaviário: edital de licitação para construção de terminais em abril

Empresa ganhadora construirá quatro terminais de embarque e desembarque de passageiros e fornecer embarcações

Com mais esse avanço no processo de instalação do aquaviário, o Governo do Espírito Santo espera implantar o sistema de transporte ainda em 2020. Até o final do mês de abril deste ano será lançado o edital de licitação conjunto para a contratação de empresa que construirá os quatro terminais de embarque e desembarque de passageiros (Porto Santana, Praça do Papa, Prainha e Centro de Vitória) e outra firma que irá fornecer as embarcações.

O projeto vai permitir a travessia dos passageiros entre a Praça do Papa, na capital, até a Prainha, na cidade de Vila Velha.

- Continua após a publicidade -
Entenda

A fim de confeccionar um relatório com sugestões ao Governo do Estado no que diz respeito a uma melhor estrutura que atenderia o público/usuário do transporte hidroviário, a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do ES (Coinfra-ES), realizou reuniões, ouviu sete empresas, entre nacionais e internacionais (Panamá), que fazem esse tipo de operação.

Após os encontros, em agosto do ano passado, a Coinfra-ES encaminhou para a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) um relatório com o estudo técnico. Destaca-se que o próprio Governo do Estado também se debruçou sobre esse assunto fazendo as pesquisas para a implantação desse modal na Grande Vitória.

Sendo assim, empresas com o perfil de participarem da licitação e ainda em novembro de 2019 houve a publicação da homologação, no Diário Oficial, da empresa Atlântico Sul Consultoria e Projetos S/S LTDA, que venceu o processo para a realização do projeto executivo.

Em seguida, foi estipulado pela Semobi o período de 150 dias para que a Atlântico Sul apresentasse o projeto executivo, isso ocorrerá até o fim do mês de março. Após exposição da empresa, a secretaria terá 30 dias para analisar e lançar o edital de uma licitação conjunta: uma empresa para executar a construção dos quatro terminais de embarque e desembarque de passageiros e outra empresa que irá fornecer as embarcações.

Segundo o deputado Marcelo Santos, ele esteve em reunião recente com o governador Renato Casagrande e esta semana conversou com o secretário da Semobi, Fábio Damasceno e as pautas em ambos encontros foram sobre o aquaviário, que tem sido prioridade do Executivo Estadual e se não fosse a boa vontade do governador em trazer de volta esse tipo de transporte para a Grande Vitória, por certo a participação da Coinfra-ES, por meio de uma antiga luta do parlamentar seria em vão. Espera-se, portanto, que ainda este ano o aquaviário venha funcionar, o que também será importante no fomento do turismo no Estado.

Destaques

– 21/08/2019: A Coinfra-ES encaminhou para a Semobi um relatório com estudo técnico a fim de contribuir com a instalação do Aquaviário na Grande Vitória;
– 27/11/2019: Aconteceu a publicação no DIO/ES da empresa que venceu a licitação – Atlântico Sul Consultoria e Projetos S/S LTDA;
– 30/03/2020: Prazo limite para a empresa apresentar o projeto de execução do Aquaviário;
– 30/04/2020: Prazo para a Semobi analisar e lançar o edital de uma licitação conjunta: empresa para construir quatro terminais de embarque e desembarque de passageiros (Porto Santana, Praça do Papa, Prainha e Centro de Vitória) e outra empresa que irá fornecer as embarcações.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA