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quinta-feira, 25 abril, 2024

Aquaviário deve começar a funcionar no final de 2022 no Espírito Santo

De acordo com a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), quando a operação estiver completa, serão cinco barcos navegando pela baía de Vitória

Por Wesley Ribeiro

O novo sistema aquaviário da Grande Vitória deve começar a funcionar no final de 2022 e vai contar com um total de cinco barcos e quatros estações, localizadas em Cariacica, Vila Velha e Vitória, onde haverá dois terminais. O governo do Estado prevê que o sistema comece operar, em sua totalidade, até o final de 2022.

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De acordo com a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), quando a operação estiver completa, as saídas dos barcos vão ser feitas a cada 25 minutos. De segunda a sexta-feira, a operação será das 06h30 até as 20h30. Já aos sábados, será das 08 às 18 horas e, aos domingos, das 09 às 15 horas.

As linhas sairão das estações de Porto de Santana até a Prainha, em Vila Velha, e da Prainha até Porto de Santana, passando pelas duas estações de Vitória.

Terminais

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Perspectiva do interior de um barco do sistema aquaviário – Divulgação/Semobi

Em Cariacica, a estação localizada em Porto de Santana é a que está com as obras mais adiantadas e deve ser a primeira a ficar pronta. O secretário e o governador do Estado, Renato Casagrande, estiveram no local na última terça-feira, 10 de maio, para acompanhar o andamento dos trabalhos.

Em Vila Velha, o terminal que será construído na Prainha também está com a obra adiantada. Já em Vitória, onde serão construídas duas estações, o píer localizado na Praça do Papa, na Enseada do Suá, teve as obras iniciadas recentemente.

Já o terminal que será construído na rodoviária da Capital deverá ter as obras iniciadas nos próximos dias. De acordo com a Semobi, o projeto para a construção desse píer está em fase final, para depois ser entregue e aprovado pela Prefeitura de Vitória, uma vez que houve uma mudança de local em relação ao projeto original.

“São cinco barcos inicialmente. Na verdade, vai começar até um pouco menor, vai ficar pronta uma estação, duas ou três. Mas estamos fazendo para cinco barcos, para entender como vai ser essa volta do aquaviário e até a própria qualidade dos serviços”, disse Damasceno.

“Tendo barco e duas estações, no mínimo, a gente já começa a operar o aquaviário. Está pronto para operar com quatro estações e cinco barcos, mas a gente consegue adaptar o sistema conforme as estações forem ficando prontas”, completou.

Tarifa

A tarifa para utilizar o sistema aquaviário será a mesma do Sistema Transcol e o pagamento será via CartãoGV. Portanto, caso o sistema comece, de fato, a operar em 2022, o usuário terá que desembolsar o valor de R$ 4,20 para realizar uma viagem.

A operação do aquaviário também seguirá o mesmo modelo de regras do Transcol para conexão temporal com os coletivos que passam nos pontos de ônibus próximos às estações. Dessa forma, o usuário terá um tempo para trocar de modal sem pagar uma nova tarifa.

Os benefícios de gratuidade e passe escolar vigentes no sistema Transcol também valem para o sistema aquaviário.

Acessibilidade

As embarcações também devem disponibilizar espaço seguro para cadeirantes e acessos que viabilizem a circulação e o embarque/desembarque de forma segura de pessoas com deficiência, conforme legislação vigente. Além disso, elas deverão ter banheiros para atendimento aos usuários e tripulação.

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