28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Aprovado projeto de incentivo ao uso de carro elétrico no ES

O projeto, do deputado Alexandre Xambinho, foi aprovado durante sessão realizada na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira

Por Josué de Oliveira

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão realizada nesta quinta-feira, projeto para incentivar a compra de carros elétricos e híbridos no Espírito Santo.

- Continua após a publicidade -

Segundo o projeto do deputado Alexandre Xambinho (PL), o capixaba que adquirir esses modelos de automóveis terão isenção do Imposto Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por cinco anos. Após esse período, o imposto será de 1%.

Gandini (Cidadania) foi o responsável por apresentar o relatório da proposta nas comissões de Justiça e Finanças. Apesar de não constar no PL o impacto financeiro à arrecadação do Estado, o deputado considerou a iniciativa positiva para o meio ambiente.

Comenda

Também foi aprovado o Projeto de Resolução (PR) 35/2021, que cria a Comenda do Mérito Legislativo Rosilda Brito Falcão para homenagear mulheres que atuam na área da cultura capixaba. De autoria de Iriny Lopes (PT), o projeto recebeu parecer favorável, com emenda, nas comissões de Justiça, Cidadania, Cultura e Finanças.

De acordo com o PR 35/2021, a distinção será conferida a até 30 homenageadas por ano. Inicialmente a proposta escolhia o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, para promover a honraria. Mas uma emenda apresentada pela própria autora mudou a data para Dia da Mulher Sambista (13 de abril), preferencialmente.

“Essa mulher impressionante se destacou pela defesa do congo, da folia de reis, do samba, teatro, enfim atuou no fortalecimento da cultura capixaba em todas as suas representações. Rosilda era querida e respeitada por seu profissionalismo e capacidade de agregar, de fazer circular o pensamento e o fazer cultural, de defender as raízes capixabas”, defendeu a autora no texto do projeto.

Rosilda Brito Falcão era produtora cultural. Nascida e criada em Santo Antônio, Vitória, morreu em 2008, aos 66 anos de idade. Conforme destacou a deputada, desde criança Rosilda se envolveu no universo cultural capixaba. A partir de 1992 atuou na comissão do Carnaval de Vitória para colocar nas ruas os foliões e blocos, além das festividades do congo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA