23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Aprovada revisão no plano que prevê substituição de térmicas em Roraima

Em junho, o governo determinou que o estoque de combustíveis disponível para geração das térmicas passasse a ser mantido em operação total

O governo aprovou na última quarta-feira, 6, uma revisão no plano de substituição do atual parque gerador do sistema elétrico de Roraima para aumentar a segurança no fornecimento de energia no Estado, único que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A discussão em relação aos períodos de funcionamento das usinas aconteceu em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), os ajustes aumentam a confiabilidade do atendimento à população a partir da entrada em operação de novas usinas, contratadas em leilão realizado em 2019.

“O CMSE aprovou a revisão do Plano de Substituição do Parque Gerador do Sistema Elétrico de Roraima, após avaliação dos aspectos de segurança operativa e dos custos associados. Com a revisão do Plano, aumenta-se a confiabilidade do atendimento eletroenergético ao estado de Roraima, a partir da entrada em operação segura dos empreendimentos de geração vencedores do Leilão nº 01/2019, cujos custos de operação são reduzidos em relação aos das usinas utilizadas atualmente”, informou o MME em nota.

- Continua após a publicidade -

O fornecimento de energia no Estado foi discutido na última reunião do colegiado, em 1º de junho. No mês passado, o governo determinou que o estoque de combustíveis disponível para geração das térmicas que atendem a capital, Boa Vista, passasse a ser mantido na capacidade operacional total. À época, havia uma preocupação com o transporte de diesel para as usinas, devido às condições adversas de tráfego em trechos que ligam o Estado a Manaus, no Amazonas.

Em relação aos demais Estados, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que os estudos apresentados, que avaliam as condições até o final de dezembro de 2022, indicam o pleno atendimento, tanto em termos de energia quanto de potência, em todo o período. Os dados indicam que as perspectivas de níveis de armazenamento dos reservatórios devem ser significativamente superiores aos verificados em 2021.

De acordo com o ONS, no mês de junho as principais bacias hidrográficas da região Sul apresentaram quantidade de chuvas superiores à média histórica, devido ao avanço regular de frentes frias pela região. 

Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA