23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Aprovada dedução no IR de doações para escolas

A proposta segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e depois, em caráter terminativo, para a Comissão de Educação (CE).

O objetivo é autorizar cidadãos e empresas a deduzirem no IR doações feitas para escolas da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Incentivo à Educação Escolar Básica Gratuita (Pronie).

- Continua após a publicidade -

De autoria do senador  Blairo Maggi (PR-MT), o projeto quer incentivar a doação de recursos privados para ampliar os investimentos e melhorar a qualidade da educação escolar gratuita em todo o país.

O projeto também abrange doações para escolas privadas sem fins lucrativos.

Pessoas físicas e jurídicas poderão fazer doações ou patrocinar projetos de instituições de ensino gratuito para melhoria da educação escolar básica.

As doações servirão também para a construção, ampliação ou reforma de escolas, aquisição de equipamentos e materiais didáticos.

As pessoas físicas poderão deduzir até 100% dos valores doados a projetos educacionais, limitado a 6% do imposto de renda devido.

O contribuinte terá que informar, na aba ‘pagamentos efetuados’ da declaração do IR, nome e CNPJ da escola que recebeu a doação e o valor.

As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real poderão deduzir até 100% dos valores doados, observado o limite de até 4% do IR devido.

Não poderão deduzir os valores para fins de determinação do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das Empresas (CSLL).

Já as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido poderão deduzir 50% das doações efetuadas.

Não serão dedutíveis doações a instituições privadas sem fins lucrativos que tenha em seu corpo diretor “pessoa física vinculada ao doador ou patrocinador.

Todas as instituições beneficiadas com doação ou patrocínio estarão sujeitas a fiscalização dos órgãos públicos competentes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA