24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Aplicativo ajuda no controle de pragas na lavoura de algodão

A inovação, disponível para agricultores do semiárido brasileiro, foi apresentada na segunda-feira (21)

Muitos produtores sofrem com a atuação de pragas nas lavouras, principalmente quando se trata do algodão orgânico. Por conta disso, um aplicativo denominado SobControle, foi apresentado na segunda-feira (21), em evento na sede da Embrapa Algodão em Campina Grande, Paraíba.

O aplicativo é o resultado de uma parceria entre a Embrapa Algodão, a Universidade Federal de Campina Grande e o Instituto C&A.

- Continua após a publicidade -

Segundo a gerente de Matérias-Primas Sustentáveis do instituto, Luciana Pereira, “este projeto vai além do desenvolvimento de tecnologias voltadas ao cultivo do algodão sustentável; ele permite uma troca de conhecimento entre as pessoas, influenciando na melhoria da qualidade de vida das famílias situadas no semiárido brasileiro.”.

Aplicativo ajuda no controle de pragas na lavoura de algodão
Os produtores sofrem com as pragas que afetam as plantações de algodão. Foto: Reprodução

Com ele, será possível a identificação, erradicação, controle e monitoramento de pragas nas plantações do algodão. Além disso, oferecerá assessoria técnica, já que essa função tem sido limitante para a expansão da cotonicultura de base agroecológica no semiárido.

“Os níveis de produtividade e produção do algodão orgânico ainda são muito baixos, não representa nem 0,01% da produção do algodão brasileiro. Pensando nisso, desenvolvemos o aplicativo, já que acreditamos que as tecnologias e inovações aproximam os jovens do manejo do algodão, além de potencializar melhores práticas na agricultura familiar”, disse o pesquisador da Embrapa Algodão, Fábio de Albuquerque.

O aplicativo é uma iniciativa complementar ao trabalho realizado pelas organizações envolvidas, porém com maior amplitude, fluidez e rapidez nas respostas. Grande parte dos produtores foram identificados e cadastrados. Assim, será possível traçar uma geografia mais precisa das regiões produtoras, suas peculiaridades, seus desafios e, potenciais.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA