21.4 C
Vitória
sábado, 28 março, 2020

Aplicativo ajuda no controle de pragas na lavoura de algodão

Leia Também

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Coronavírus: Brasil tem 92 mortes e 3,4 mil casos confirmados

Em comparação com o início da semana, quando eram 25 óbitos, o número multiplicou por 3,68 vezes. Número de mortes é 18% maior com relação a ontem.

Índices da China encerram semana com expectativas de mais estímulo

Os índices acionários da China encerraram a semana em alta. O CSI300, fechou a semana, com alta de 1,6%, encerrando duas semanas de perdas.

Deputados estaduais aprovam medidas para combater pandemia

Em sessão virtual, deputados aprovaram o pacote de medidas encaminhado pelo governo do Estado para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus.

A inovação, disponível para agricultores do semiárido brasileiro, foi apresentada na segunda-feira (21)

Muitos produtores sofrem com a atuação de pragas nas lavouras, principalmente quando se trata do algodão orgânico. Por conta disso, um aplicativo denominado SobControle, foi apresentado na segunda-feira (21), em evento na sede da Embrapa Algodão em Campina Grande, Paraíba.

O aplicativo é o resultado de uma parceria entre a Embrapa Algodão, a Universidade Federal de Campina Grande e o Instituto C&A.

Segundo a gerente de Matérias-Primas Sustentáveis do instituto, Luciana Pereira, “este projeto vai além do desenvolvimento de tecnologias voltadas ao cultivo do algodão sustentável; ele permite uma troca de conhecimento entre as pessoas, influenciando na melhoria da qualidade de vida das famílias situadas no semiárido brasileiro.”.

Os produtores sofrem com as pragas que afetam as plantações de algodão. Foto: Reprodução

Com ele, será possível a identificação, erradicação, controle e monitoramento de pragas nas plantações do algodão. Além disso, oferecerá assessoria técnica, já que essa função tem sido limitante para a expansão da cotonicultura de base agroecológica no semiárido.

“Os níveis de produtividade e produção do algodão orgânico ainda são muito baixos, não representa nem 0,01% da produção do algodão brasileiro. Pensando nisso, desenvolvemos o aplicativo, já que acreditamos que as tecnologias e inovações aproximam os jovens do manejo do algodão, além de potencializar melhores práticas na agricultura familiar”, disse o pesquisador da Embrapa Algodão, Fábio de Albuquerque.

O aplicativo é uma iniciativa complementar ao trabalho realizado pelas organizações envolvidas, porém com maior amplitude, fluidez e rapidez nas respostas. Grande parte dos produtores foram identificados e cadastrados. Assim, será possível traçar uma geografia mais precisa das regiões produtoras, suas peculiaridades, seus desafios e, potenciais.

 

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Novas medidas de funcionamento para supermercados

Novas medidas orientam o funcionamento de supermercados para conter a contaminação do coronavírus. Horário especial para grupo de risco é uma delas.

Vida Capixaba

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado

Bares e restaurantes funcionam com horário restrito

A decisão garante o cumprimento por meio do decreto estadual 4.606-R que disciplina o funcionamento dos restaurantes durante a pandemia da Covid-19.
Continua após publicidade