22.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Anvisa quer restringir a venda de antibióticos

Anvisa quer restringir a venda de antibióticosComprar antibióticos só com receita médica, determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para todas as farmácias e drogarias do País. A decisão deve ser publicada até o final deste mês no Diário Oficial da União. A partir da publicação, os estabelecimentos terão um prazo de 30 dias para se adequarem à nova regra. Caso não cumpram, estarão sujeitos à interdição e multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Com a nova regra, os médicos terão que emitir duas vias de receita. Uma para o paciente e outra para a farmácia. “Para nós, a quantidade de receitas a ser emitida não faz diferença. Se temos que dar uma guia a mais para segurança do paciente, eu aprovo”, defende a clínica geral do Hospital Meridional, Karoline Calfa.

- Continua após a publicidade -

A embalagem desses remédios deverão, também, informar ao consumidor a venda condicionada à retenção da receita. “Os antibiótiocos passam a ser comercializados como os medicamentos de tarja preta”, completou a diretora da rede de Farmácias Santa Lúcia, Fernanda Peixoto.

Para o farmacêutico Paulo Alexandre a medida é positiva, pois, combate o uso indiscriminado de antibióticos, um dos fatores que contribuem para o surgimento de bactérias multirresistentes, como o recente caso da KPC.

Sua opinião é endossada na declaração da Anvisa que diz: “os recentes casos de infecção hospitalar registrados no Brasil trouxeram à tona um problema de amplitude mundial: a resistência natural que microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, adquirem ao longo do tempo e que pode ser acelerada por ações humanas, como o uso irracional de antibióticos”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA