Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos suspensos possuem, aproximadamente, 692 mil beneficiários.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu, nesta sexta-feira (02), a comercialização de 69 planos de saúde pertencentes a 11 operadoras, em função de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento. O órgão informou que, juntos, os planos possuem aproximadamente 692 mil beneficiários e, mesmo com a suspensão, os usuários continuam a ter a assistência regular.
A medida faz parte da avaliação periódica realizada pela ANS, por meio do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Se melhorarem o serviço prestado e tiverem redução do número de reclamações, as operadoras poderão ter a comercialização liberada no próximo ciclo, daqui a três meses. “Quando evitamos o ingresso de novos consumidores em planos que não estão atendendo seus clientes de forma satisfatória, agimos de forma preventiva e alertamos as operadoras para a urgência na adoção de providências para a melhoria da assistência prestada. Dessa maneira, preservamos o consumidor que já está nesses planos, que tendem a ter o atendimento normalizado. Com a redução das queixas, as operadoras poderão ter a venda liberada no próximo ciclo, daqui a três meses”, esclarece a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Santa Cruz Coelho.
Resultados do 3º trimestre de 2016
No período de 01/07 a 30/09/2016, a ANS recebeu 16.043 reclamações de natureza assistencial em seus canais de atendimento. Desse total, 13.956 queixas foram consideradas para análise pelo programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. São excluídas as reclamações de operadoras que estão em portabilidade de carências, liquidação extrajudicial ou em processo de alienação de carteira, cujos planos não podiam mais ser comercializados porque as empresas estão em processo de saída ordenada do mercado. No universo avaliado, 90,4% das queixas foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), o que garantiu a solução do problema a esses consumidores com agilidade.
Os planos de saúde suspensos possuem, juntos, cerca de 692 mil beneficiários. Estes clientes continuam a ter a assistência regular a que têm direito, ficando protegidos com a medida, uma vez que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários.
Das 11 operadoras com planos suspensos neste ciclo, uma já tinha planos suspensos no período anterior, e 10 não constavam na última lista de suspensões. Paralelamente, oito operadoras poderão voltar a comercializar 22 produtos que estavam impedidos de serem vendidos. Isso acontece quando há comprovada melhoria no atendimento aos beneficiários. Das oito operadoras, sete foram liberadas para voltar a comercializar todos os produtos que estavam suspensos, e uma teve reativação parcial.
A medida é preventiva e perdura até a divulgação do próximo ciclo. Além de terem a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.
Confira os Planos de Saúde suspensos Saúde Sim Ltda Unimed Norte/Nordeste- Federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas Pame – Associação de Assistência Plena em Saúde Medisanitas Brasil Assistência Integral à Saúde S/A. Care Plus Medicina Assistencial Ltda. Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Unilife Saúde Ltda Caberj Integral Saúde S.A Caixa Seguradora Especializada em Saúde S/A |